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Prejuízo com furtos de energia já chega a R$ 55 milhões este ano em MS

Campo Grande News - 06 de outubro de 2016 - 06:15

De janeiro a setembro deste ano, a Energisa, concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul, registrou 14.721 casos de furto de energia elétrica nos 74 municípios que atende. O prejuízo com o crime chega a R$ 55 milhões e, além disso, gera impactos na conta e perigo à população. 

Em 2015, segundo informações da Energisa, o prejuízo ficou em cerca de R$ 70 milhões. Também de janeiro a setembro, 17.458 ocorrências de irregularidades. A empresa descobre os chamados 'gatos' por meio de um sistema de inteligência.

As ocorrências de irregularidades são relativas a fraude no medidor, desvio na fiação e ligações clandestinas, os chamados 'gatos'. Mas todas são consideradas furto de energia.

Nesta terça (04) e quarta-feira (05) foram dois casos registrados em Campo Grande. Ambos estão com o delegado Cláudio Zotto, da 7ª DP (Delegacia de Polícia), que não quis dar entrevista sobre o assunto.

O gerente do Departamento de Medição e Combate a Perdas da Energisa MS, Paulo Roberto dos Santos, lembra que esse tipo de conduta não compensa e impacta na composição de energia. “Vale ressaltar que as perdas comerciais envolvem furtos e fraudes, que além de serem crimes, geram impactos nas tarifas de clientes regulares. Hoje, 7% da composição da tarifa de energia elétrica é referente à perda. Além disso, os furtos por meio de ligações clandestinas também oferecem riscos à população, sobrecarregam e comprometem a confiabilidade da rede de distribuição de energia”, alertou.

Ele lembrou que a empresa tem sistema de inteligência que monitora o comportamento de consumo das unidades consumidoras. “O sistema monitora e direciona as equipes de fiscalização de campo para identificarem qualquer desvio ou irregularidade. Além disso, a empresa também realiza apontamentos de leituristas e possui diversos canais de denúncias”, disse Paulo Roberto dos Santos.

A concessionária também informou que as fraudes ocorrem em todas as classes sociais, sendo o maior número de registros nas famílias de menor renda, porém nas classes média e alta a quantidade de energia furtada acaba sendo maior, pois o consumo desses clientes também é maior.

Para os clientes de baixa renda, a concessionária oferece a alternativa do benefício da tarifa social, ms é preciso se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo programa do governo.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas por meio do Call Center 24 horas (0800 722 7272), Facebook, Twitter e site da empresa (www.energisa.com.br)

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