Cassilândia, Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

26/10/2018 11:00

Preguiça ou cansaço?

Renato Dutra (Tribo em Forma)

Muitas vezes o corredor se depara diante desse dilema: saiu para correr e as pernas estão pesadas e o corpo parece não querer nada além de descanso. Como diferenciar preguiça de cansaço? Isso porque corredores são extremamente dedicados, determinados. Afinal, correr é um alívio para as tensões e gera um grande bem estar. No entanto, em diversas situações ficamos nos perguntando se deveríamos persistir e correr ou simplesmente abortar aquele treino do dia.

Tendo vivido isso por diversas, inúmeras vezes, eu sigo uma regra que funciona muito bem pra mim. Procuro aliar o meu conhecimento técnico da área da fisiologia do exercício à minha experiência como corredor. A regra é simples. Se, ao começar a corrida, as pernas estiverem pesadas e mantenho a corrida por dez minutos. Esse é o tempo que o corpo leva para aquecer. Fisiologicamente, dez minutos é um tempo suficiente para avaliar o real estado do organismo. Agora, se após dez minutos as pernas ainda estiverem pesadas, vale a pena considerar deixar a corrida para o dia seguinte. Principalmente se já tiver feito treino no dia anterior.

No entanto, tomar essa decisão não é fácil. Pelo contrário, pois o corredor quer cumprir com o programado. Se estiver seguindo um planilha, então ficará mais difícil ainda. Portanto, este momento de fato representa uma tomada de decisão difícil. E aí entra o meu lado treinador. Sempre aconselho meus alunos, dizendo que, na dúvida, é melhor errar para menos do que para mais.

Renato Dutra é professor de educação física, assessor de corrida, Graduado pela USP (CREF911G-SP); Pós Graduado pela UNIFESP; Colunista VEJA (2007-2014); Comentarista de Triatlo SporTV 2007-2010; Diretor Técnico da maior assessoria do Brasil (Run & Fun) 2010-2015; Colunista Sport Life 2014-2017; Autor do livro Dieta dos Passos e Malhação para Adolescentes. Contato: renatodutra.at@gmail.com

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 19 de Novembro de 2018
Domingo, 18 de Novembro de 2018
09:05
Cassilândia
Sábado, 17 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
06:25
Cassilândia/Paranaiba
Sexta, 16 de Novembro de 2018
22:20
Cassilândia
Quinta, 15 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Quarta, 14 de Novembro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)