Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Preguiça ou cansaço?

Renato Dutra (Tribo em Forma) - 26 de outubro de 2018 - 11:00

Muitas vezes o corredor se depara diante desse dilema: saiu para correr e as pernas estão pesadas e o corpo parece não querer nada além de descanso. Como diferenciar preguiça de cansaço? Isso porque corredores são extremamente dedicados, determinados. Afinal, correr é um alívio para as tensões e gera um grande bem estar. No entanto, em diversas situações ficamos nos perguntando se deveríamos persistir e correr ou simplesmente abortar aquele treino do dia.

Tendo vivido isso por diversas, inúmeras vezes, eu sigo uma regra que funciona muito bem pra mim. Procuro aliar o meu conhecimento técnico da área da fisiologia do exercício à minha experiência como corredor. A regra é simples. Se, ao começar a corrida, as pernas estiverem pesadas e mantenho a corrida por dez minutos. Esse é o tempo que o corpo leva para aquecer. Fisiologicamente, dez minutos é um tempo suficiente para avaliar o real estado do organismo. Agora, se após dez minutos as pernas ainda estiverem pesadas, vale a pena considerar deixar a corrida para o dia seguinte. Principalmente se já tiver feito treino no dia anterior.

No entanto, tomar essa decisão não é fácil. Pelo contrário, pois o corredor quer cumprir com o programado. Se estiver seguindo um planilha, então ficará mais difícil ainda. Portanto, este momento de fato representa uma tomada de decisão difícil. E aí entra o meu lado treinador. Sempre aconselho meus alunos, dizendo que, na dúvida, é melhor errar para menos do que para mais.

Renato Dutra é professor de educação física, assessor de corrida, Graduado pela USP (CREF911G-SP); Pós Graduado pela UNIFESP; Colunista VEJA (2007-2014); Comentarista de Triatlo SporTV 2007-2010; Diretor Técnico da maior assessoria do Brasil (Run & Fun) 2010-2015; Colunista Sport Life 2014-2017; Autor do livro Dieta dos Passos e Malhação para Adolescentes. Contato: [email protected]

SIGA-NOS NO Google News