Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prefeituras usam computadores, mas só 44 possuem sites

Humberto Marques/Campo Grande News - 26 de outubro de 2007 - 10:07

Os 78 municípios de Mato Grosso do Sul já possuem computadores em suas instalações, no entanto, o compartilhamento de informações em rede e o acesso e uso de recursos da internet ainda não é uma realidade para todos, conforme apontou a pesquisa “Perfil dos Municípios Brasileiros/Gestão Pública 2006”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em todo o País.

Conforme o IBGE, são 68 os municípios que interligaram sua rede de informática através de redes ou pela internet, com o acesso garantido prioritariamente às secretarias de Administração (64 municípios), Gabinete do Prefeito (44), Educação (40), Cultura (25), Turismo (18) e Transportes (17). Se na disponibilidade da rede de computadores o número de administrações começa a cair, o gargalo torna-se ainda menor no que se refere ao uso da internet para interesse público.

A pesquisa revela que 56 prefeituras possuem site com informações e serviços para a população. Porém, apenas 44 estavam ativas até a data de conclusão da pesquisa, e 12 encontravam-se “em manutenção”. No total, 55 prefeituras são “donas” do domínio, utilizando os nomes dos municípios para ocuparem seu “espaço” na rede. A maioria dos websites (45) é classificada como informativa, ou seja, páginas que permitem o acesso à informação, mas não a interação com os usuários.

Outros dez têm caráter interativo, permitindo à população, por exemplo, apresentar reclamações, sugestões e efetuar cadastros. Apenas uma prefeitura tinha, no ato da divulgação da pesquisa, um site de caráter transacional – que permite troca de valores quantificáveis, como pagamentos de impostos e constas, educação à distância, matrículas na rede pública de ensino, marcação de consultas na rede de saúde, compras de materiais e outros serviços. Quatro prefeituras afirmaram estar com o site em fase de elaboração, e 18 não possuem o espaço reservado.

Acessibilidade – Em 54 municípios do Estado existem projetos para inclusão digital, com ações em implantação ou já executadas. Destes, 12 possuem telecentros em funcionamento. O telecentro é a estrutura que oferece computadores para acesso livre à população, sendo que existem 18 instalados em Mato Grosso do Sul.

Em 21 cidades, existem também computadores disponibilizados para a população em outros locais, como escolas. E 48 prefeituras oferecem os equipamentos na Rede Municipal de Ensino, para uso de alunos e professores. Há, ainda três modalidades não especificadas de inclusão digital.

O acesso ao público à internet é garantido em 34 municípios, que possuem máquinas exclusivamente para este fim. Em 23, os computadores estão em instalações públicas, e em duas foram construídos quiosques ou balcões. Em 13 municípios esse tipo de serviço é realizado de outras maneiras não detalhadas.

SIGA-NOS NO Google News