Cassilândia, Sábado, 25 de Maio de 2019

Últimas Notícias

22/08/2011 18:33

Prefeituras do MS podem economizar energia elétrica

Henrique Xavier

A oportunidade vai ser dada aos 73 dos 78 municípios que compõem a área de concessão da Enersul. Por meio de um curso, nos dias 23 e 24 deste mês, a Distribuidora por meio de especialistas da Eletrobrás vai capacitar técnicos profissionais de engenharia que trabalham para as prefeituras sobre gestão energética municipal, iluminação pública e prédios públicos que ajudarão os municípios a reduzirem seu consumo de energia elétrica, sem prejuízo do conforto dos usuários.
O Treinamento faz parte do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) que promove a racionalização do consumo de energia elétrica, para combater o desperdício e reduzir os custos e os investimentos setoriais, aumentando a eficiência energética. Criado pelo governo federal, em 1985, o Programa é executado pela Eletrobrás, com recursos da empresa, da Reserva Global de Reversão (RGR) e de entidades internacionais.
Apenas em 2009, o Procel atingiu um resultado de aproximadamente 5,47 bilhões de kWh economizados – o que corresponde a livrar o meio ambiente das emissões provocadas por 46 mil veículos em um ano. O resultado equivale, ainda, a aproximadamente 1,41% do consumo total de energia elétrica no Brasil no período e corresponde à energia fornecida durante um ano por uma usina hidrelétrica com capacidade instalada de 1.312 MW.
Desde 1996, o PROCEL GEM busca sensibilizar os municípios brasileiros sobre a importância da eficiência utilização da energia elétrica nos serviços públicos. Em 1998, em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, foi criada a Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica – RCE para facilitar o acesso das prefeituras às informações técnicas, e incrementar o intercâmbio de experiências entre as administrações locais. Hoje, o PROCEL GEM busca diversificar sua forma de atuação, criando novas metodologias adequadas a grupos de municípios com características semelhantes, e atendendo às demandas e expectativas dos administradores municipais e suas equipes.
O treinamento espera contribuir para o fortalecimento da competência municipal na gestão da energia elétrica, e para a conservação da energia em nível local. As ações são pautadas nas seguintes diretrizes:
Planejar a Gestão da Energia Elétrica nos Municípios.
Disseminar informações e capacitar técnicos das prefeituras.
Reduzir o desperdício de energia elétrica.
Reduzir a conta de energia elétrica do Município.
Aumentar a vida útil das instalações e dos equipamentos com ações adequadas de gestão e manutenção.
Introduzir sistemas e equipamentos mais eficientes, que contribuam para a melhoria e a preservação do meio ambiente.
Capacitar o Município para negociar com a concessionária de energia elétrica.
Destacar os Municípios eficientes em suas regiões.
Melhorar a qualidade de vida da população.

Abertura do evento no dia 23/08 às 9h, no auditório do bloco 04, na sede da Enersul.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Maio de 2019
Sexta, 24 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
07:20
Atenção motoristas e ciclistas
Quinta, 23 de Maio de 2019
22:00
Loterias
21:45
Loterias
21:42
Loterias
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)