Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prefeituras do MS podem economizar energia elétrica

Henrique Xavier - 22 de agosto de 2011 - 18:33

A oportunidade vai ser dada aos 73 dos 78 municípios que compõem a área de concessão da Enersul. Por meio de um curso, nos dias 23 e 24 deste mês, a Distribuidora por meio de especialistas da Eletrobrás vai capacitar técnicos profissionais de engenharia que trabalham para as prefeituras sobre gestão energética municipal, iluminação pública e prédios públicos que ajudarão os municípios a reduzirem seu consumo de energia elétrica, sem prejuízo do conforto dos usuários.
O Treinamento faz parte do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) que promove a racionalização do consumo de energia elétrica, para combater o desperdício e reduzir os custos e os investimentos setoriais, aumentando a eficiência energética. Criado pelo governo federal, em 1985, o Programa é executado pela Eletrobrás, com recursos da empresa, da Reserva Global de Reversão (RGR) e de entidades internacionais.
Apenas em 2009, o Procel atingiu um resultado de aproximadamente 5,47 bilhões de kWh economizados – o que corresponde a livrar o meio ambiente das emissões provocadas por 46 mil veículos em um ano. O resultado equivale, ainda, a aproximadamente 1,41% do consumo total de energia elétrica no Brasil no período e corresponde à energia fornecida durante um ano por uma usina hidrelétrica com capacidade instalada de 1.312 MW.
Desde 1996, o PROCEL GEM busca sensibilizar os municípios brasileiros sobre a importância da eficiência utilização da energia elétrica nos serviços públicos. Em 1998, em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, foi criada a Rede Cidades Eficientes em Energia Elétrica – RCE para facilitar o acesso das prefeituras às informações técnicas, e incrementar o intercâmbio de experiências entre as administrações locais. Hoje, o PROCEL GEM busca diversificar sua forma de atuação, criando novas metodologias adequadas a grupos de municípios com características semelhantes, e atendendo às demandas e expectativas dos administradores municipais e suas equipes.
O treinamento espera contribuir para o fortalecimento da competência municipal na gestão da energia elétrica, e para a conservação da energia em nível local. As ações são pautadas nas seguintes diretrizes:
Planejar a Gestão da Energia Elétrica nos Municípios.
Disseminar informações e capacitar técnicos das prefeituras.
Reduzir o desperdício de energia elétrica.
Reduzir a conta de energia elétrica do Município.
Aumentar a vida útil das instalações e dos equipamentos com ações adequadas de gestão e manutenção.
Introduzir sistemas e equipamentos mais eficientes, que contribuam para a melhoria e a preservação do meio ambiente.
Capacitar o Município para negociar com a concessionária de energia elétrica.
Destacar os Municípios eficientes em suas regiões.
Melhorar a qualidade de vida da população.

Abertura do evento no dia 23/08 às 9h, no auditório do bloco 04, na sede da Enersul.


SIGA-NOS NO Google News