Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

29/07/2014 12:52

Prefeitura instala "relógio de ponto" para controlar frequencia em escolas

Campo Grande News

Um dos municípios mais novos de Mato Grosso do Sul, Figueirão, de 3 mil habitantes, deu a partida hoje para o controle digital da frequencia dos alunos na rede pública municipal. Segundo a prefeitura, a "Freqüência Digital Escolar" é uma iniciativa inédita no Estado, que vai ajudar na gestão pública da edução, além de ser uma medida de segurança. O sistema substitui a chamada na sala de aula e, segundo a prefeitura, vai avisar, por mensagem de celular ou e-mail, aos pais, se o aluno faltar, meia hora após o início da aulas.

O projeto-piloto começou pela Escola Municipal Antônio Inácio Furtado Pólo. O sistema é criação da empresa Ponto ID, de Goiás, que comercializa equipamentos para controle de frequencia de trabalhadores, como relógio de ponto. Técnicos da empresa demonstraram hoje como vai ser o equipamento, que fica na entrada principal da escola.

Para o prefeito de Figueirão Neilo Cunha (PMDB), a principal qualidade do sistema é que os pais podem saber de imediato se o filho está ou não na escola. Além disso, diz, a aula fica mais dinâmica, sem o uso de tempo para a chamada.

Como é - Segundo a prefeitura, um sensor identificará o estudante a partir da leitura facial, registrando automaticamente a sua presença e direcionando a informação para uma central de dados. Conforme a explicação, o sensor biométrico analisa cada estudante a partir de uma câmera que reproduz a própria imagem no visor do equipamento, em seguida um sinal sonoro é emitido, autorizando a passagem do estudante.

Professores e gestores também terão que realizar a frequência digital por meio da biometria, oferecendo dados e informações sobre o controle das suas frequências, que já é uma exigência do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o secretário de Educação, José André Cortez Feliciano, o sistema pode diminuir a evasão escolar. Depois de encerrado o horário de entrada e os portões da escola serem fechados, o sistema envia em tempo real uma mensagem para o número de celular cadastrado, que deverá ser o de algum responsável, como o pai ou a mãe, por exemplo. O mesmo acontecer, ainda segundo divulgado, a cada ingresso e saída do estudante. Ainda de acordo com a prefeitura, o Conselho Tutelar e o Programa Bolsa Família podem ser integrados ao sistema digital.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Domingo, 19 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 17 de Novembro de 2017
19:49
Cassilândia
10:28
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)