Cassilândia, Sábado, 30 de Maio de 2020

Últimas Notícias

13/05/2020 16:23

Prefeitura de Mineiros - Goiás - emite nota de esclarecimento

Nota de esclarecimento é sobre divergência de informações.

Prefeitura de Mineiros
Prefeitura de Mineiros - Goiás - emite nota de esclarecimento

A Prefeitura de Mineiros, Goiás, por intermédio da Secretária Municipal de Saúde, Rosângela de Rezende Amorim, emitiu na tarde de hoje uma nota de esclarecimento denominado "divergência de informações sobre o caso M.A.R.G". Confira a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Divergência nas informações sobre o caso M.A.R.G

A propósito do caso da paciente M.A.R.G., de 88 anos, moradora de Mineiros, que recebeu alta no Hospital Garavelo, em Goiânia, após 11 dias internada, a Secretaria Municipal de Saúde do município vem, de público, manifestar o que se segue:

- A Secretária Municipal de Saúde de Mineiros lamenta o incidente diplomático que o caso provocou e pede, especificamente, desculpas ao governador Ronaldo Caiado.

- Neste momento de pandemia, as informações devem ser transparentes e a comunicação com os moradores precisa gerar confiabilidade para que governos conduzam suas políticas da melhor forma possível. Isso vale, especialmente, entre órgãos públicos e instituições. Deve haver, sempre, a comunicação eficiente e em tempo hábil para conter o avanço da Covid-19.

- A Secretaria Municipal de Saúde Mineiros trabalha da forma a mais prudente possível no controle da transmissão da doença. Os profissionais que cuidaram da paciente M.A.R.G., em Mineiros, fizeram o teste nela e nos seus contatos familiares pelo método PCR, sem confirmação de positividade para a Covid-19.

- Até o dia 06 de maio, para a Vigilância Epidemiológica e COE-Mineiros, o caso estava descartado para Covid-19, por ter passado por inúmeros testes negativos. Os exames de imagem e o quadro clínico eram compatíveis com outras possibilidades diagnósticas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

- Até aquele momento, Mineiros não estava em transmissão comunitária. Além disso, a paciente negava contato com morador confirmado para Covid-19. Ela relatou que não esteve em mercado de animais vivos, não viajou, não participou de eventos e nem esteve em locais com aglomeração. É importante destacar que se trata de pessoa idosa, com comorbidades prévias que evoluíram com patologia respiratória.

No que diz respeito às duas comunicações oficiais realizadas pelo Ipasgo, só temos a estranhar:

- Que motivo leva o órgão a contestar resultados laboratoriais, principal método de diagnóstico diferencial para a Covid-19, em especial o que apurou o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen)?

- Porque a paciente não tem memória imunológica, os anticorpos, ou IgG, que demonstram que a pessoa teve contato anterior com o vírus?

O município de Mineiros jamais questionou a qualidade do atendimento oferecido pela equipe multiprofissional do Hospital Garavelo. Acreditamos que a paciente recebeu o melhor tratamento possível.

Igualmente, não se questiona o atendimento do convênio, nem a presteza do Ipasgo no sentido de levar a moradora a uma unidade preparada para receber paciente grave com sintomas respiratórios suspeitos de Covid-19. Questionamos, apenas, a confirmação do diagnóstico da doença e suas implicações.

Por isso e por vários outros motivos, seguimos com o trabalho diário voltado para proteção e cuidado de nossos moradores, sempre a buscar na ciência o amparo para todas as atividades, bem como o aprimoramento da comunicação.

Em 13 de maio de 2020.

Rosângela de Rezende Amorim
Secretária Municipal de Saúde de Mineiros

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 29 de Maio de 2020
18:05
Cassilândia
Quinta, 28 de Maio de 2020
20:48
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)