Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prefeitos têm até outubro de 2006 para elaborar PD

Alessandra Bastos/ABr - 16 de junho de 2004 - 09:51

São poucos os municípios brasileiros que conseguem elaborar um Plano Diretor capaz de ser colocado em prática. Muitos contratam equipe externa "que produz um belo documento técnico e teórico, sem condições de ser levado à prática". A diretora de Apoio à Gestão Municipal e Territorial do Ministério da Cidades, Otilie Macedo Pinheiro, destaca que por isso muitos planos são engavetados. E para ajudar os municípios foi lançado ontem o livro “Plano Diretor Participativo – Guia para a elaboração pelos municípios e cidadãos”.

O Plano Diretor é um documento com a função de planejar de forma correta a ocupação urbana. Deve ser revisto, no mínimo, a cada dez anos. “Ele é o principal documento de um município, estabelece a forma de desenvolvimento e o futuro da expansão da cidade. Em Belo Horizonte, por exemplo, a cada quatro anos fazem uma revisão”, lembra a diretora.

Segundo a Otilie Pinheiro, três questões formam a base do documento: “Que cidade temos hoje, que cidade queremos ter e que cidade é possível fazer com os recursos que temos? Depois de respondidas essas perguntas, vemos quais os meios para chegar aos objetivos.”

Os prefeitos tem até outubro de 2006 para elaborar o Plano Diretor. Quem não entregar o documento pode ser processado por improbidade administrativa, conforme a Lei 8.429, de 1992.

SIGA-NOS NO Google News