Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prefeitos participam de Marcha a Brasília

ABr - 25 de abril de 2006 - 06:13

Mais de 3 mil prefeitos devem participar até quinta-feira (27) da 9ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A abertura oficial do evento está prevista para hoje, às 11 horas, no Hotel Blue Tree Park. Participam os ministros da Educação, Fernando Haddad, do Meio Ambiente, Marina Silva, da Cultura, Gilberto Gil, e de Minas e Energia, Silas Rondeau, Também é esperada a presença dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros.

Na edição deste ano da marcha, os prefeitos buscam novos caminhos para um pacto federativo mais solidário, a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e a divisão mais eqüitativa de impostos arrecadados nos três níveis de governo.

Na programação de hoje à tarde, representantes de prefeituras, parlamentares e autoridades governamentais debatem questões sobre o Fundeb – a partir das 16 horas – tendo como conferencista o ministro da Educação, Fernando Haddad. No fim do dia, os prefeitos seguem para o Congresso Nacional, onde se reunirão com deputados e senadores de seus estados.

Promovida pela Confederação Nacional dos Municípios, a marcha vem sendo realizada desde 1998. Naquele ano, os prefeitos defenderam a renegociação das dívidas municipais e o aumento do FPM, entre outras questões. Em 2006, ocorrerão também encontros paralelos de secretários municipais de Agricultura, de assessores de imprensa e de contadores públicos municipais. Os três eventos serão realizados amanhã (26). No mesmo dia, vereadores de todo o país também participam de um encontro nacional, cujo objetivo é discutir a participação do Legislativo municipal nas ações reivindicatórias dos municípios brasileiros.

O prefeito de Cassilândia José Donizete viaja hoje para Brasília.

SIGA-NOS NO Google News