Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/09/2006 19:50

Prefeitos de Alcinópolis e Chapadão contestam IBGE

Edson Sibila e Maristela Brunetto/Campo Grande News

Os números apresentados pelo IBGE sobre o índice de crescimento da população nos municípios do Mato Grosso do Sul não refletem a realidade verificada em Alcinópolis e Chapadão do Sul, afirmam os prefeitos destas duas cidades.

Na estimativa do IBGE, divulgada em matéria publicada hoje pelo Campo Grande News, Chapadão do Sul, na divisa com Goiás, apresentou o maior aumento populacional no período: de 4,38%, passando de 15.425 habitantes a 16.102. Já Alcinópolis, na região norte, foi o município que apresentou mais acentuada redução, saindo de uma população estimada em 2.148 em julho de 2005 para 1.873 em julho deste ano, 12,8% a menos.

O prefeito de Alcinópolis, Idolmar Carneiro Fernandes (PMDB) critica os dados, e até formalizou pedido de recenseamento ao IBGE. Segundo ele, quando a cidade foi criada, em 1992, houve uma maquiagem nos números de habitantes, que apontou cerca de 6.1 mil moradores.

A situação foi para dar força ao decreto de criação do município. Já em 2000, o censo apontou mais de 3,6 mil habitantes. Daí, o IBGE teria adotado essa projeção de queda e mantido em resultados posteriores, diz o prefeito.

De acordo com o prefeito, o recadastramento de eleitores registrou mais de 3 mil títulos ativos, o que “demonstra crescimento da população”. Para ele, a cidade tem muitas obras residenciais em andamento, além da abertura de carvoarias.

São mais de mil ligações de água e 460 fazendas, aponta ainda Fernandes. Conforme ele, a cidade fica prejudicada nos repasses obrigatórios ao ter a população subdimensionada, além de não atrair empreendimentos. Recentemente, uma operadora de telefonia celular quis levar os serviços embora do município.

Com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado, considerada uma região rica, Chapadão do Sul também reclama dos números, mesmo positivos. O prefeito Jocelito Krug, acredita que a estimativa do IBGE está abaixo da realidade encontrada na cidade.

Krug disse que somente os números de ligações de água instaladas no município são o dobro do índice divulgado pelo IBGE (4,38%). Para o prefeito, o crescimento real da população ficou em torno do 8,5% no período de 2005/2006.

“Mesmo estes números são tímidos. Na verdade o IBGE trabalha com estimativas, o que nem sempre reflete a realidade dos municípios”, reforça Krug.

Na sua avaliação, Chapadão do Sul vem crescendo continuadamente nos últimos seis meses. “Esse crescimento é visível, pois a cidade está sempre com alguma obra nova”, explica Krug. Segundo ele, a localização estratégica do município é a maior responsável por esse crescimento, além do potencial agrícola da região.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)