Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prefeitos de Alcinópolis e Chapadão contestam IBGE

Edson Sibila e Maristela Brunetto/Campo Grande News - 01 de setembro de 2006 - 19:50

Os números apresentados pelo IBGE sobre o índice de crescimento da população nos municípios do Mato Grosso do Sul não refletem a realidade verificada em Alcinópolis e Chapadão do Sul, afirmam os prefeitos destas duas cidades.

Na estimativa do IBGE, divulgada em matéria publicada hoje pelo Campo Grande News, Chapadão do Sul, na divisa com Goiás, apresentou o maior aumento populacional no período: de 4,38%, passando de 15.425 habitantes a 16.102. Já Alcinópolis, na região norte, foi o município que apresentou mais acentuada redução, saindo de uma população estimada em 2.148 em julho de 2005 para 1.873 em julho deste ano, 12,8% a menos.

O prefeito de Alcinópolis, Idolmar Carneiro Fernandes (PMDB) critica os dados, e até formalizou pedido de recenseamento ao IBGE. Segundo ele, quando a cidade foi criada, em 1992, houve uma maquiagem nos números de habitantes, que apontou cerca de 6.1 mil moradores.

A situação foi para dar força ao decreto de criação do município. Já em 2000, o censo apontou mais de 3,6 mil habitantes. Daí, o IBGE teria adotado essa projeção de queda e mantido em resultados posteriores, diz o prefeito.

De acordo com o prefeito, o recadastramento de eleitores registrou mais de 3 mil títulos ativos, o que “demonstra crescimento da população”. Para ele, a cidade tem muitas obras residenciais em andamento, além da abertura de carvoarias.

São mais de mil ligações de água e 460 fazendas, aponta ainda Fernandes. Conforme ele, a cidade fica prejudicada nos repasses obrigatórios ao ter a população subdimensionada, além de não atrair empreendimentos. Recentemente, uma operadora de telefonia celular quis levar os serviços embora do município.

Com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado, considerada uma região rica, Chapadão do Sul também reclama dos números, mesmo positivos. O prefeito Jocelito Krug, acredita que a estimativa do IBGE está abaixo da realidade encontrada na cidade.

Krug disse que somente os números de ligações de água instaladas no município são o dobro do índice divulgado pelo IBGE (4,38%). Para o prefeito, o crescimento real da população ficou em torno do 8,5% no período de 2005/2006.

“Mesmo estes números são tímidos. Na verdade o IBGE trabalha com estimativas, o que nem sempre reflete a realidade dos municípios”, reforça Krug.

Na sua avaliação, Chapadão do Sul vem crescendo continuadamente nos últimos seis meses. “Esse crescimento é visível, pois a cidade está sempre com alguma obra nova”, explica Krug. Segundo ele, a localização estratégica do município é a maior responsável por esse crescimento, além do potencial agrícola da região.

SIGA-NOS NO Google News