Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

06/12/2004 13:45

Preços agrícolas sobem 3,9% em novembro

Famasul Noticias

Os preços agrícolas tiveram em novembro a maior alta mensal do ano. O Índice de Preços Recebidos (IPR) de novembro, medido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura de São Paulo, subiu 3,94% em novembro. A maior alta mensal anterior tinha sido registrada em junho, de 2,27%. "Muitos produtos que estavam em queda pararam de cair e tiveram uma estabilidade nos preços enquanto outros registraram aumento das cotações, como café, cana e as carnes", afirma Nelson Martin, coordenador do IEA. Segundo levantamento do IEA, os preços das aves foram os que tiveram a maior alta, seguidos pelas cotações do café, que subiram 16,13% e 16,10%, respectivamente em novembro. No acumulado do ano, as cotações das aves apuraram alta de 26,76%, enquanto as do café acumulam elevação de 44,68%. A alta do café e das aves foram os grandes responsáveis pelos ganhos nos seus respectivos grupos. No caso dos produtos de origem vegetal, o grupo registrou uma alta de 2,53%, enquanto os de origem animal subiram 6,53% em novembro. O forte aumento dos preços no mês de novembro deve se manter também em dezembro, porém não com taxas de crescimento tão expressivas. "Para o próximo mês, o IPR deve variar entre 1,5% e 2%. A variação ainda vai depender da influência que o clima irá exercer sobre a safra brasileira de grãos, que já está praticamente toda plantada", afirma Martin. Com uma estimativa de 2% para o IPR de dezembro, Martin acredita que no acumulado do ano os preços agrícolas acumulem uma alta de cerca de 10%. Em 2003, o IPR do ano ficou em modestos 1,81%. "No ano passado, alguns produtos, como laranja e açúcar, caíram muito a partir do segundo semestre. Isso pressionou o índice anual, que acabou ficando em um nível mais baixo", afirma o coordenador do IEA.


Autor:
CNA - Gazeta Mercantil

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)