Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/12/2004 13:01

Preços agrícolas sobem 3,9% em novembro

Famasul Noticias

Os preços agrícolas tiveram em novembro a maior alta mensal do ano. O Índice de Preços Recebidos (IPR) de novembro, medido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura de São Paulo, subiu 3,94% em novembro. A maior alta mensal anterior tinha sido registrada em junho, de 2,27%. "Muitos produtos que estavam em queda pararam de cair e tiveram uma estabilidade nos preços enquanto outros registraram aumento das cotações, como café, cana e as carnes", afirma Nelson Martin, coordenador do IEA. Segundo levantamento do IEA, os preços das aves foram os que tiveram a maior alta, seguidos pelas cotações do café, que subiram 16,13% e 16,10%, respectivamente em novembro. No acumulado do ano, as cotações das aves apuraram alta de 26,76%, enquanto as do café acumulam elevação de 44,68%. A alta do café e das aves foram os grandes responsáveis pelos ganhos nos seus respectivos grupos. No caso dos produtos de origem vegetal, o grupo registrou uma alta de 2,53%, enquanto os de origem animal subiram 6,53% em novembro. O forte aumento dos preços no mês de novembro deve se manter também em dezembro, porém não com taxas de crescimento tão expressivas. "Para o próximo mês, o IPR deve variar entre 1,5% e 2%. A variação ainda vai depender da influência que o clima irá exercer sobre a safra brasileira de grãos, que já está praticamente toda plantada", afirma Martin. Com uma estimativa de 2% para o IPR de dezembro, Martin acredita que no acumulado do ano os preços agrícolas acumulem uma alta de cerca de 10%. Em 2003, o IPR do ano ficou em modestos 1,81%. "No ano passado, alguns produtos, como laranja e açúcar, caíram muito a partir do segundo semestre. Isso pressionou o índice anual, que acabou ficando em um nível mais baixo", afirma o coordenador do IEA.


Autor:
CNA - Gazeta Mercantil

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)