Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Preços agrícolas irão subir em 2006

Famasul Notícias - 22 de agosto de 2005 - 16:05

Levantamentos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam que poderá haver aumento nos preços dos produtos agrícolas no mercado interno, no próximo ano em virtude da redução na colheita da próxima safra. A entidade alerta que a crise da agropecuária na última safra e a falta de definições sobre mecanismos de apoio para o novo período de plantio deverão comprometer a produção brasileira de grãos.

O assessor econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Sérgio Avellar, estima que a área plantada no Brasil poderá ser reduzida em até 15%. Os impactos já podem ser vistos nesta safra, que deverá ter uma colheita de 113 milhões de toneladas, ante 119 milhões de toneladas na safra passada. Para a safra 2005/2006 são esperadas 100 milhões de toneladas.

A quebra da safra nas regiões Sul e Centro-Oeste, causada pela estiagem, e a redução das tecnologias aplicadas, como o uso de adubos, defensivos agrícolas e fertilizantes, são as principais causas do desempenho desfavorável. Como conseqüencia, Avellar explicou que os problemas climáticos provocaram uma diminuição da renda dos produtores rurais.

O assessor da Faemg disse que os agricultores ficaram impedidos de honrar os compromissos financeiros, atrasando os pagamentos dos financiamentos e, conseqüentemente, impedindo novos investimentos. "Ao invés de ampliar a área plantada, o produtor está diminuindo", ressaltou. De acordo com a CNA, o nível de inadimplência do setor rural que tradicionalmente é baixo, em torno de 1%, já chegou a aproximadamente 25%.

SIGA-NOS NO Google News