Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/10/2005 06:33

Preço do petróleo não deve cair no curto e médio prazo

Nielmar de Oliveira - Agência Brasil

O preço do petróleo não deverá cair no curto e no médio prazo, mas o mundo não corre risco de desabastecimento, apesar da defasagem na oferta do produto. A avaliação é do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrela, acrescentando que tanto a empresa quanto os especialistas apostam em um cenário de preços elevados.

"Na minha opinião, há uma crise de suprimento, aliada a uma certa dificuldade de refino. Então, os preços altos estão refletindo o tripé formado por crise de suprimento, crise de refino e especulação financeira. Desde que se transformou em commodity (produto com preço determinado em bolsa de mercadorias e futuros, por uma cesta de preços variados), o petróleo passou a ser um negócio: o cara joga na Bolsa de Futuros e ganha lá na frente".

A especulação, segundo Estrela, é responsável pelas altas recentes, que vêm mantendo o preço do barril do petróleo acima dos US$ 60.

Para o diretor, no entanto, não há risco de faltar o produto no mercado internacional. "Crise não há. Não desta magnitude. Há uma deficiência de suprimento em torno de 5% e a energia está cara mesmo. Os Estados Unidos fizeram uma estimativa otimista em relação à produção e me parece que a queda desta produção nos campos afetados pelo furacão Katrina está sendo maior do que a estimada, de modo que o preço continuará por aí, na casa dos US$ 60".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)