Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Preço do petróleo não deve cair no curto e médio prazo

Nielmar de Oliveira - Agência Brasil - 07 de outubro de 2005 - 06:33

O preço do petróleo não deverá cair no curto e no médio prazo, mas o mundo não corre risco de desabastecimento, apesar da defasagem na oferta do produto. A avaliação é do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrela, acrescentando que tanto a empresa quanto os especialistas apostam em um cenário de preços elevados.

"Na minha opinião, há uma crise de suprimento, aliada a uma certa dificuldade de refino. Então, os preços altos estão refletindo o tripé formado por crise de suprimento, crise de refino e especulação financeira. Desde que se transformou em commodity (produto com preço determinado em bolsa de mercadorias e futuros, por uma cesta de preços variados), o petróleo passou a ser um negócio: o cara joga na Bolsa de Futuros e ganha lá na frente".

A especulação, segundo Estrela, é responsável pelas altas recentes, que vêm mantendo o preço do barril do petróleo acima dos US$ 60.

Para o diretor, no entanto, não há risco de faltar o produto no mercado internacional. "Crise não há. Não desta magnitude. Há uma deficiência de suprimento em torno de 5% e a energia está cara mesmo. Os Estados Unidos fizeram uma estimativa otimista em relação à produção e me parece que a queda desta produção nos campos afetados pelo furacão Katrina está sendo maior do que a estimada, de modo que o preço continuará por aí, na casa dos US$ 60".

SIGA-NOS NO Google News