Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Preço do boi caiu 15,7% em 12 meses no MS

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 18 de janeiro de 2006 - 12:26

O preço pago hoje pelos frigoríficos de Mato Grosso do Sul pela arroba do boi gordo é 15,7% menor que o de meados de fevereiro do ano passado, conforme levantamento da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul). De acordo com a assessora econômica da entidade, Adriana Mascarenhas, hoje o produtor chega a receber R$ 44,94 livres (descontado o Funrural) pela arroba de boi gordo, quando o melhor preço verificado em fevereiro do ano passado, chegou a R$ 53,36 em fevereiro de 2005, em Três Lagoas.

Os frigoríficos alegam excesso de oferta e consumo em baixa no mercado interno. O ano de 2005 foi marcado por preços em baixa e no momento em que estava ocorrendo recuperação os focos de febre aftosa em Eldorado, Japorã e Mundo Novo regrediram o processo.

O maior problema, afirma Adriana Mascarenhas, é que ao mesmo tempo em que o preço do boi despencou os custos de produção aumentaram. No caso de Mato Grosso do Sul em 6% de janeiro a outubro do ano passado, segundo a CNA (Confederação Nacional de Agricultura).

A grande expectativa é que com a visita da missão européia ao Brasil, em 23 de janeiro, o embargo à carne bovina imposto aos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, possa ser retirado para dar vazão à produção e melhorar os preços.

SIGA-NOS NO Google News