Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Preço da gasolina pode subir novamente

Dourados News - 27 de novembro de 2004 - 08:43


Após dois aumentos nos últimos 42 dias, o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, já não descarta a hipótese de novos reajustes dos combustíveis ainda neste ano.

Na última quinta-feira, a Petrobras anunciou a elevação do preço da gasolina em 4,2% e do diesel em 8% a partir de hoje. Também ontem, a ministra Dilma Rousseff (Minas e Energia) havia dito que os reajustes seriam os últimos deste ano e que não haveria novos aumentos também nos primeiros meses de 2005.

Ontem, entretanto, Gabrielli afirmou que um possível reajuste neste ano vai "depender do mercado". Ou seja, da cotação do petróleo no mercado internacional.

Após atingir US$ 55,67 em outubro, o barril de petróleo recuou para patamares mais próximos a US$ 49 em Nova York nesta semana. O mercado acredita que, permanecendo nesses patamares, não haveria mais necessidade de elevar o preço dos combustíveis no Brasil por causa do petróleo.

Entretanto, caso o preço da commodity volte a subir, poderia haver um novo aumento. Na ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgada ontem, os diretores do Banco Central admitem que novas turbulências no mercado de petróleo poderiam ter impacto sobre a inflação e levar a um aumento mais agressivo da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic).

SIGA-NOS NO Google News