Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Preço da gasolina está 30% defasado, aponta ANP

Aline Rocha / Campo Grande News - 27 de julho de 2005 - 15:33

Os preços da gasolina e do diesel diante da cotação do petróleo no mercado internacional chegam a 30% e 20%, respectivamente, conforme aponta estimativa do diretor-geral interino da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima.
Apesar do índice, Lima defendeu hoje a manutenção da atual política de preços da Petrobras e do governo, de não reajustar os preços a cada movimento do mercado internacional. O último reajuste desses combustíveis foi anunciado pela Petrobras em novembro do ano passado, quando o preço do barril do petróleo custava em torno de US$ 40. Recentemente o barril tem se mantido na casa dos US$ 60.
O diretor-geral explicou que equilibrar o preço ao nível internacional seria uma elevação que o povo brasileiro não iria superar. Ele reconheceu, no entanto, que situação das pequenas refinarias privadas do país (Manguinhos e Ipiranga), que enfrentam dificuldades por não terem capacidade de competir com a Petrobras nesse ambiente de contenção de preços, preocupa o setor.
Ele destacou que a ANP e o governo estão justamente levantando saídas para as pequenas refinarias a fim de evitar a necessidade de aumento. O Governo e a ANP estudam a possibilidade de uso da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para reduzir as perdas com a alta do preço do petróleo. Mas para a isso a área econômica do governo teria que abrir mão de parte da arrecadação com a contribuição até que o mercado se normalizasse. As informações são da Folha de São Paulo.

SIGA-NOS NO Google News