Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/01/2015 07:48

Preço da cerveja e do refrigerante deve subir no primeiro semestre

João Pamplona

O preço de refrigerantes e cervejas deve subir com a implementação da lei N° 13.097/14, que altera o modelo de cobrança de tributos de bebidas frias. A medida foi sancionada no último dia 22 pela presidente Dilma Rousseff e deve beneficiar as pequenas empresas do setor, que comercializam produtos como chás, água e sucos, além dos refrigerantes e cervejas. A lei entra em vigor no dia 1º de maio deste ano.

Na avaliação do presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Alfrebras), a lei pode aumentar em 5% o preço final das bebidas para o consumidor. Já o setor deve sofrer aumento de 10% na carga tributária cobrada.

Com as mudanças, a tributação deixa de seguir um modelo misto para se basear em um modelo ad valorem, com os impostos incidindo sobre o preço que o produto é comercializado pelo fabricante. Isso significa que quanto mais caro o produto for vendido, mais impostos serão cobrados a esses fabricantes. Seria uma tentativa de equilibrar a indústria, privilegiando empresas regionais que sofriam uma carga tributária de até 45% com o modelo anterior.

A cobrança de PIS/Pasep será de 2,32% e a de Cofins, de 10,68%. O IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) será de 6% para as cervejas e de 4% para as outras bebidas.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Paulo Petroni, as novas regras também podem trazer benefícios. "É um modelo menos burocrático. Vai possibilitar que as empresas planejem mais porque elas vão saber com antecedência quanto vão pagar de impostos", explicou.

 

Midiamax

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)