Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/03/2015 14:29

Prazo para uso de agrotóxico contra lagarta em lavouras é prorrogado por 1 ano

Campo Grande News

O Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) prorrogou para 18 de março de 2016 o prazo em que está autorizado o uso emergencial de agrotóxicos para o controle da praga Helicoverpa armigera nas culturas de soja, milho e algodão.

Mato Grosso do Sul está na condição de emergência fitossanitária para a lagarta, que pode causar prejuízos a produção. Estão na mesma situação Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Maranhão e Mato Grosso. A Instrução Normativa, que oficializa a prorrogação do período foi publicada no DOU (Diário Oficial da União), nesta quinta-feira (19).

De acordo com o Mapa, os principais produtos utilizados para o controle da praga são os que têm ingredientes ativos, como o Bacillus thuringiensis e o Baculovírus na composição. Esse último é responsável por agir diretamente no sistema digestivo da lagarta. Esses produtos foram mencionados no ato nº 15, do ministério, em 2013.

Para o controle da praga, o Mapa instituiu o Grupo de Gerenciamento Situacional da Emergência Fitossanitária e priorizou a análise dos processos que possibilitam o emprego de novos produtos para controle da praga. “O grupo tem o objetivo de identificar, propor e articular a implementação de ações emergenciais, ágeis e eficazes para contenção da praga, a fim de assegurar o completo restabelecimento da normalidade produtiva”, comenta o fiscal federal agropecuário Ériko Tadashi.

Parga - A Helicoverpa armigera é uma espécie extremamente polífaga, ou seja, nutre-se de diferentes alimentos. As larvas da praga foram registradas em mais de 60 espécies de plantas cultivadas e silvestres e em cerca de 67 famílias hospedeiras. Conforme o Mapa, estima-se que na safra 2012/2013 de grãos e fibras da Bahia, por exemplo, os prejuízos causados pela praga foram de 2 bilhões de reais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)