Cassilândia, Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

23/02/2016 14:20

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor vai encerrar

Redação

Há 8 meses das eleições municipais, os Cartórios Eleitorais já se preparam para o crescimento no número de atendimentos. Dessa forma, haverá horários a mais em alguns finais de semana. Isso acontece devido à lei que prevê que os cartórios devem fechar as portas 150 dias antes da data da eleição que, neste ano, acontece dia 02 de outubro.

O fechamento do cadastro eleitoral acontece no dia 04 de maio. Quem deseja transferir ou fazer seu título de eleitor, deve ir até o cartório eleitoral da cidade até essa data que é o último prazo.

“Os cidadãos que necessitem de alistamento eleitoral, transferência de título, emissão de segunda via do título eleitoral e revisão de dados cadastrais devem procurar o cartório eleitoral assim que puderem, para não deixar para última hora, evitandos grandes filas”, explica Valéria Dani Soares Ortiz, Chefe de Cartório da 48ª Zona Eleitoral.

O alistamento eleitoral é obrigatório para todos que tem entre 18 e 70 anos. Os jovens que tem 15 anos e farão aniversário até o dia da eleição (02/10/2016), também podem solicitar sua inscrição.

Para transferir o título é necessário comprovar pelo menos três meses de residência no município. Além disso, o eleitor não pode ter transferido o título a menos de um ano. Já para aqueles que necessitam regularizar a situação eleitoral, é necessário comparecer no Cartório e pagar uma multa de R$ 3,50 por eleição não votada sem justificativa. A partir da terceira eleição sem votar e justificar, o eleitor perde o título. Para refazer, é necessário comparecer no cartório e pagar uma multa no valor total de R$ 3,50.

O cidadão que deseja realizar algum desses procedimentos no Cartório Eleitoral, deve sempre ter em mãos documento com foto e comprovante de residência. Homens com mais de 18 anos também devem apresentar documento de quitação militar. Quem mora de aluguel e não tem comprovante no nome, pode levar o contrato do aluguel e quem mora com os familiares, pode levar um comprovante no nome do pai ou da mãe.


Segundo informações da Chefe de Cartório, Valéria, o número de eleitores em Chapadão do Sul, até segunda-feira, 16, fechou em 14.609. Esse dado ainda pode sofrer alterações devido ao não fechamento das contagens, que acontece somente em junho deste ano.

É importante lembrar que a partir do dia 04 de maio, o cadastro eleitoral fecha e só reabre após o encerramento de todos os procedimentos referentes ao segundo turno que, segundo Valéria, possivelmente seja no início de novembro. Por isso é necessário que os cidadãos não deixem para última hora.

 

Jovemsulnews / Priscila Dalzotto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Domingo, 19 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)