Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor vai encerrar

Redação - 23 de fevereiro de 2016 - 14:20

Há 8 meses das eleições municipais, os Cartórios Eleitorais já se preparam para o crescimento no número de atendimentos. Dessa forma, haverá horários a mais em alguns finais de semana. Isso acontece devido à lei que prevê que os cartórios devem fechar as portas 150 dias antes da data da eleição que, neste ano, acontece dia 02 de outubro.

O fechamento do cadastro eleitoral acontece no dia 04 de maio. Quem deseja transferir ou fazer seu título de eleitor, deve ir até o cartório eleitoral da cidade até essa data que é o último prazo.

“Os cidadãos que necessitem de alistamento eleitoral, transferência de título, emissão de segunda via do título eleitoral e revisão de dados cadastrais devem procurar o cartório eleitoral assim que puderem, para não deixar para última hora, evitandos grandes filas”, explica Valéria Dani Soares Ortiz, Chefe de Cartório da 48ª Zona Eleitoral.

O alistamento eleitoral é obrigatório para todos que tem entre 18 e 70 anos. Os jovens que tem 15 anos e farão aniversário até o dia da eleição (02/10/2016), também podem solicitar sua inscrição.

Para transferir o título é necessário comprovar pelo menos três meses de residência no município. Além disso, o eleitor não pode ter transferido o título a menos de um ano. Já para aqueles que necessitam regularizar a situação eleitoral, é necessário comparecer no Cartório e pagar uma multa de R$ 3,50 por eleição não votada sem justificativa. A partir da terceira eleição sem votar e justificar, o eleitor perde o título. Para refazer, é necessário comparecer no cartório e pagar uma multa no valor total de R$ 3,50.

O cidadão que deseja realizar algum desses procedimentos no Cartório Eleitoral, deve sempre ter em mãos documento com foto e comprovante de residência. Homens com mais de 18 anos também devem apresentar documento de quitação militar. Quem mora de aluguel e não tem comprovante no nome, pode levar o contrato do aluguel e quem mora com os familiares, pode levar um comprovante no nome do pai ou da mãe.


Segundo informações da Chefe de Cartório, Valéria, o número de eleitores em Chapadão do Sul, até segunda-feira, 16, fechou em 14.609. Esse dado ainda pode sofrer alterações devido ao não fechamento das contagens, que acontece somente em junho deste ano.

É importante lembrar que a partir do dia 04 de maio, o cadastro eleitoral fecha e só reabre após o encerramento de todos os procedimentos referentes ao segundo turno que, segundo Valéria, possivelmente seja no início de novembro. Por isso é necessário que os cidadãos não deixem para última hora.

Jovemsulnews / Priscila Dalzotto

SIGA-NOS NO Google News