Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prazo para registro de candidaturas se encerra segunda

Iolando Lourenço/ABr - 03 de julho de 2004 - 05:30

Os parlamentares candidatos a prefeito e vice-prefeito, nas eleições de outubro próximo, têm até as 19h da próxima segunda-feira (5) para apresentarem os requerimentos de registro de suas candidaturas nos cartórios eleitorais dos seus respectivos municípios. Até o inicio da noite de hoje, estavam confirmadas as candidaturas de 94 parlamentares, sendo 89 deputados e cinco senadores. Os juízes eleitorais têm até o dia 14 de agosto para julgarem e publicarem os registros ou indeferimentos das candidaturas.

Dos 94 parlamentares que tiveram seus nomes aprovados em convenções partidárias para disputarem as eleições municipais, 36 são candidatos a prefeito ou vice-prefeito de capitais, sendo 31 deputados e cinco senadores.

O partido que tem o maior número de candidatos é o PT, com 89 deputados sendo 21 candidatos a prefeitos ou vice. Dos 13 senadores petistas, apenas Ana Júlia Carepa é candidata a uma Prefeitura, a de Belém. Da bancada petista, 21% disputarão as eleições de outubro.

No PMDB, que é o segundo maior partido da Câmara, com 78 deputados, e o maior do Senado, com 22 senadores, apenas 10 deputados disputarão as eleições de outubro. Nenhum senador do partido se candidatou. O percentual de candidatos do PMDB é de dez por cento da bancada no Congresso.

A bancada do PFL, que tem 63 deputados e 17 senadores, disputa as eleições com oito deputados e com o senador César Borges, em Salvador. O PP, que é a quarta bancada da Câmara com 54 deputados, tem cinco deputados disputando as eleições.

Proporcionalmente ao tamanho da bancada, o PCdoB é o partido que tem o maior número de candidatos. Dos nove deputados, quatro vão disputar as eleições de outubro, sendo que três disputarão prefeituras de capitais. Em seguida está o PSB, que tem 22 deputados e oito candidatos. O PPS que tem uma bancada de 21 deputados tem sete na disputa eleitoral. O PSDB, com uma bancada de 51 deputados e 12 senadores disputa as eleições com sete deputados e com o senador Teotônio Vilela, que concorre a prefeitura de Maceió.

O Partido Liberal, do vice-presidente José Alencar, disputa as eleições com cinco deputados e com o senador Marcelo Crivella, candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro. A bancada liberal é composta de 44 deputados e três senadores.

Dos 52 deputados que compõem a bancada do PTB, nove são candidatos. Dos três senadores, apenas Dulciomar Costa disputa a prefeitura de Belém. O PDT, que tem 12 deputados, disputa as eleições de outubro com três. Finalmente, PV e PSC, que têm cada um seis deputados, tem também um candidato cada.

Dos três vice-líderes do Governo na Câmara, dois são candidatos nas eleições de outubro: Beto Albuquerque disputa a prefeitura de Porto Alegre e Vicente Cascione, a de Santos. Três líderes partidários também são candidatos: Custódio de Mattos (PSDB) em Juiz de Fora; Dr. Hélio PDT, Campinas; e Pastor Amarildo (PSC) disputa o cargo de vice-prefeito de Palmas.

SIGA-NOS NO Google News