Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prazo para proprietário fazer cadastro ambiental termina em 25 dias

Caroline Maldonado - 10 de abril de 2016 - 08:48

Faltam apenas 25 dias para o fim do prazo de inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural), obrigatório a todos os proprietários rurais do país. A princípio, a data limite era 5 de maio de 2015, mas foi definida prorrogação de um ano. Até janeiro de 2016, apenas 66,1% da área a ser cadastrada no Brasil estava inscrita. Em março, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, defendeu nova prorrogação, mas não houve alteração, por enquanto.

Para incentivar o cadastro, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) lançou um programa que tira dúvidas. O Radar Ambiental realiza palestras direcionadas aos sindicatos rurais e treinamentos regionais.

A cartilha "Perguntas e Respostas sobre o Novo Código Florestal e o CAR" está disponível no site www.famasul.com.br. O material traz também respostas às dúvidas sobre APP (Área de Preservação Permanente) e sobre áreas de reserva legal.

Em todo o país, o SFB (Serviço Florestal Brasileiro) e o MMA (Ministério do Meio Ambiente) já ofereceram curso sobre a realização do cadastro para 10 mil pessoas, afim de facilitar o processo.

Como fazer - O cadastro faz parte de um sistema que irá montar um panorama das propriedades rurais do país. As inscrições podem ser feitas no site do Imasul.

O endereço do portal é www.imasul.ms.gov.br. Ao acessar o site, o produtor deve clicar em “Siriema”, ícone que fica no lado direito do portal. Nesta área, há mais uma sessão identificada como “Siriema”, onde o produtor deve se cadastrar informando dados pessoais ou jurídicos.

SIGA-NOS NO Google News