Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

22/04/2004 10:17

Prazo para pagamento de dívidas tributárias terá lei

Agência Senado

As condições especiais de parcelamento das dívidas tributárias de empresas em recuperação judicial serão estabelecidas em legislação específica. O substitutivo ao projeto de lei da Câmara (PLC nº 70 de 2003) apresentado pelo senador Ramez Tebet (PMDB-MS), na última terça-feira (20), aos integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), prevê que o prazo desse pagamento não será definido no Código Tributário Nacional (CTN). Tebet entende que a autonomia administrativa dos entes federados garante competência aos estados e municípios para legislar sobre essa matéria.

Apenas quando não houver lei municipal ou estadual específica para as empresas em recuperação judicial, o CTN determinará a aplicação das condições gerais estipuladas para o parcelamento das dívidas tributárias, sendo que o prazo será definido em lei federal. Ou seja, segundo o substitutivo, o prazo fixado na legislação federal funcionará como um parâmetro para as leis municipais e estaduais, que poderão ampliá-lo.

O relator informou que o Ministério da Fazenda já elaborou a minuta de um anteprojeto de lei com propostas de concessão de um prazo especial para o parcelamento dos créditos tributários de companhias em processo de recuperação judicial, que poderia ser de sete anos para as micro e pequenas empresas e de seis anos para as demais. Ele explicou que a iniciativa desse projeto de lei tem de ser do Executivo, mas que sua tramitação tem que ser agilizada porque as alterações no Código Tributário têm que caminhar junto com a nova Lei de Falências.

O substitutivo, lido na reunião da CAE e cuja discussão foi adiada por pedido de vista coletivo, apresentou outra modificação importante entre as sete alterações feitas no texto aprovado pela Câmara. Tebet destacou que é “aberta exceção na sucessão tributária apenas na hipótese de alienação judicial na falência, na recuperação judicial e na recuperação extrajudicial da empresa”. O objetivo dessa medida, segundo o relator, é melhorar as condições para venda da empresa, possibilitando “maximizar”o valor da companhia e mantê-la em operação.

Tebet explicou que a Fazenda Pública terá perdas com essa excepcionalidade, mas que pela sua proposta ela ganhará, pelo período de um ano, o direito de preferência no recebimento do que for arrecadado com a venda da empresa, equiparando-se à prioridade conferida aos créditos trabalhistas durante os processos falimentares. No caso de recuperação judicial e extrajudicial, o substitutivo prevê que será excluída a sucessão tributária apenas na venda de filial ou unidade produtiva isolada, não mais se estimulando a alienação da empresa em bloco.

- O objetivo é compatibilizar o código com dispositivo correspondente do projeto de Lei de Falências - esclareceu o relator.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)