Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prazo para pagamento da 5ª cota do IR vence terça

Agência Brasil - 29 de agosto de 2010 - 08:48

Os contribuintes pessoas físicas com imposto a pagar devem ficar atentos ao prazo da quinta cota, que vence na próxima terça-feira (31). Para imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal e procurar a seção Cidadão. Ao passar o mouse sobre essa palavra, uma nova janela irá se abrir com o subitem Pagamentos, onde será possível achar as opções para a emissão do Darf. De acordo com a Receita Federal, o valor deverá ser acrescido de juros à taxa de 3,4%.

Para auxiliar o contribuinte, a Receita disponibiliza desde 1997, o sistema conhecido como Siscalc. O programa calcula o valor da multa e dos juros moratórios e permite a impressão do Darf para pagamento dentro do vencimento ou em atraso. Um tutorial animado dá dicas ao contribuinte sobre como proceder.

Caso o contribuinte tenha dúvida quanto à existência de imposto a pagar, a saída é consultar o extrato da declaração do imposto de renda que mostra a situação fiscal de cada contribuinte. Caso não queira fazer a consulta online deve procurar uma unidade da Receita Federal.

Edição: Talita Cavalcante

SIGA-NOS NO Google News