Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/04/2016 07:40

Prazo de licença simplificada para drenagem de lavouras é prorrogado em MS

Midiamax

A Semade (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) prorrogou até o dia 30 de abril o prazo para a abertura de valas de escoamento de água nas áreas de lavouras e florestas plantadas de Mato Grosso do Sul. A alteração foi divulgada no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (4).

A medida foi tomada porque muitas regiões ficaram alagadas e com a produtividade ameaçada após o grande volume de chuvas que atingiu o Estado. A medida evita que sojicultores tenham prejuízos ainda maiores com o acúmulo de água no solo.

“O elevado volume de chuvas compromete o processo de dessecagem da soja, trazendo prejuízo para a produção agrícola. Nós oferecemos, no início do ano uma alternativa temporária, que só vale para as áreas agrícolas e de silvicultura, sem prejuízo às questões ambientais”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.

O prazo inicial venceu em 31 de março, mas como algumas áreas ainda necessitavam desse tipo de procedimento, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) pediu a prorrogação por mais um mês. "Fizemos esse alerta à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento porque em algumas áreas a intensidade das chuvas continuou excessiva e por isso não houve tempo hábil para a realização do procedimento de drenagem", disse o presidente do sistema, Mauricio Sait.

Para a construção das valas de drenagem é necessária a criação de projeto técnico simplificado que avalie questões como profundidade e drenagem da água, evite danos às propriedades vizinhas, não comprometa a profundidade do lençol freático e não contribua com processos erosivos.

Os produtores que precisarem realizar manutenção, restauração e conservação de estradas, rodovias, ferrovias, dutos, linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica e telefonia e suas faixas de domínio, estão isentos da solicitação de licenciamento ambiental para a realização dessas medidas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)