Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prato típico de MS será definido nesta segunda-feira

22 de outubro de 2007 - 14:53

Desde às 9 horas desta segunda-feira, dia 22, sob critério dos chefs do Senac/MS, voto popular e parceiros, estão sendo contabilizados os votos que elegerá o prato típico que melhor representará a culinária regional de Mato Grosso do Sul. O vencedor terá a responsabilidade de representar o Estado no III Salão Nacional de Turismo, em São Paulo, a ser realizado no próximo ano.

Durante a Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, realizada no Pavilhão Albano Franco, na Capital, os visitantes puderam se deliciar com os pratos típicos da gastronomia regional e votaram em quais deles melhor representam o Estado. Cada uma das sete regiões turísticas do Estado - Nova Andradina e Região; Pantanal; Rota Norte; Campo Grande e Região; Bonito-Serra da Bodoquena; Costa Leste e Caminhos da Fronteira – expuseram suas qualidades para atrair turistas e investimentos, dentre as quais, sua culinária.

A pré-seleção vem sendo feita desde julho, sob critério de culinaristas do Senac/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso do Sul e entidades parceiras, através de festivais em cada região.

A escolha

Para definir o prato que melhor representará a culinária regional de Mato Grosso do Sul, os organizadores fizeram uso do voto popular. Para isso, disponibilizaram na Praça de Alimentação do evento, a preços populares, pratos típicos de cada região turística: bolinho de tucunaré, cabrito com pimenta rosa, caldo de piranha, empamonado, escondidinho de carne seca, macarrão de comitiva, paçoca de carne seca, sobá, sol do pantanal, tilápia com provolone e tilápia campestre. “Os visitantes, de posse de uma comanda votaram nos pratos que preferiram”, afirma Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).

Nesta segunda-feira, desde o início desta manhã, está ocorrendo a contagem dos votos populares e será conhecido também a escolha do júri técnico, formado por profissionais da área de gastronomia, formadores de opinião, chefes de cozinha, empresários e proprietários de restaurantes, bares e similares. Entre eles estão a culinarista Nádia Maria Arce e a consultora gastronômica, Celeida Barbosa, ambas do Senac/MS.

Os especialistas fizeram a avaliação dos pratos baseados nos critérios: identidade regional; criatividade; higiene; apresentação do prato e sabor do prato. Ao final da contagem, será feito o anúncio, prevista para esta tarde, dos três pratos mais votados, onde os três melhores colocados somarão pontos junto ao júri técnico. O resultado será definido pelos dois pratos que obtiverem a maior pontuação. “Os escolhidos irão representar a culinária sul-mato-grossense no 3º Salão Nacional de Turismo em São Paulo, no próximo ano”, explica Nilde.

SIGA-NOS NO Google News