Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prato de Corumbá vence Festival Gastronômico de MS

Diarionline.com.br - 02 de junho de 2009 - 07:35

Fotos dos pratos vencedores do concurso gastronômico da Feira Internacional de MSDivulgação
Fotos dos pratos vencedores do concurso gastronômico da Feira Internacional de MSDivulgação

O “Bacalhau Pantaneiro”, prato criado pela culinarista Catarina de Souza Nunes, ficou com o primeiro lugar do Festival Gastronômico da Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, realizado na semana passada em Campo Grande. A receita corumbaense será, agora, a representante da culinária sul-mato-grossense no Salão Nacional do Turismo, que acontece de 1º a 5 de julho em São Paulo.

Ao todo, foram oferecidos, a preços populares, quinze pratos de dez regiões de Mato Grosso do Sul. Duas receitas, uma doce e outra salgada, foram escolhidas por um júri de cinco profissionais do Estado obedecendo aos critérios técnicos do concurso. Os visitantes também puderam votar, após experimentar os pratos, através de uma comanda, dando notas para os pratos típicos.

Na lista dos pratos concorrentes estavam Lasanha de Pintado com Creme de Bocaiúva, Segredos do Cerrado, Carne de Sol com Pequi à Moda Dois Irmãos do Buriti, Sorvete Dois Irmãos do Buriti com Rapadura de Cumbaru, Costela de Cordeiro Recheado, Pintado à Costa Leste MS, Linguiça de Maracaju com Arroz de Guariroba, Bacalhau Pantaneiro, Sonhos Pantaneiros, Paçoca de Carne, Pudim de Soja, Tilapia à Cocais, Doce D´Leite Campestre, Arroz do Vale do Aporé e Doce Sorriso de Mandioca.

Os vencedores foram, na categoria Prato Salgado: Bacalhau Pantaneiro (região Pantanal) em 1º lugar; e Tilápia a Cocais (região Vale das Águas), em 2º lugar; Lasanha de Pintado com Creme de Bocaiúva (região Bonito – Serra da Bodoquena) ficou com o 3º lugar. Na categoria Prato Doce foram eleitos Doce Sorriso de Mandioca (região Vale do Aporé) em 1º lugar; Segredos do Cerrado (região Bonito – Serra da Bodoquena) em 2º lugar; Doce d´leite Campestre (região Vale das Águas) ficou com o 3º lugar.

Os segundos colocados representarão o Estado no mesmo evento em 2010. Os terceiros colocados receberam certificados de honra ao mérito “bronze”.

As receitas completas dos pratos vencedores e dos concorrentes podem ser conferidas na Internet .

Confira receita do bacalhau pantaneiro:

Porção para cinco pessoas

1 kg de Pintado seco

600 grams de batata

2 cebolas grandes

2 tomates maduros ,

200 gramas de azeitona preta

100 ml de azeite de oliva

½ colher de colorau

50 gramasde mandioca ralada crua,

2 tabletes de caldo de bacalhau

1 xícara de água

1 pimentão vermelho

1 pimentão verde

Modo de preparo

SIGA-NOS NO Google News