Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pratini diz que aftosa britânica pode beneficiar Brasil

Graciliano Rocha, de Bonito - Campo Grande News - 05 de agosto de 2007 - 14:57

O presidente do Conex (Conselho Extradorinário de Desenvolvimento Econômico de MS), Marcus Vinínius Pratini de Moraes, disse hoje que o surgimento de um foco de febre aftosa no Reino Unido poderá beneficiar a posição brasileira no mercado mundial da carne.

"Não acho que pimenta nos olhos dos outros refresque, mas o impacto da aftosa no Reino Unido vai melhorar a posição brasileira", disse Pratini, que foi ministro da Agricultura durante o governo FHC (1999/2002), ao chegar para um encontro de governadores em Bonito.

O vírus da febre aftosa foi detectado na sexta-feira em uma fazenda perto na região do Surrey, nos arredores de Londres. As autoridades britânicas puseram em ação um plano de emergência que incluiu abates de animais da região e a proibição do transporte de animais. Ontem, a União Européia, Estados Unidos e Canadá suspenderam importações de carne com origem no Reino Unido.

Pratini defendeu que os britânicos recebam as mesmas punições sofridas pelo Brasil desde outubro de 2005, quando focos de aftosa foram identificados em fazendas do sul de Mato Grosso do Sul. Até hoje o Estado não recuperou o status de área livre de aftosa com vacinação e deixou de exportar. O presidente da Abiec afirmou que há "dois pesos e duas medidas" nos critérios da segurança sanitária européia.

"Quando o problema é do Brasil, é pau neles, quando o problema é deles, eles fazem uma simulação de vigilância sanitária", alfinetou.

SIGA-NOS NO Google News