Cassilândia, Quinta-feira, 20 de Junho de 2019

Últimas Notícias

18/05/2019 11:00

Praticar atividades físicas regularmente ajuda a dormir melhor

Brasil Saúde

Após um dia repleto de atividades o corpo precisa de repouso para voltar a funcionar bem pela manhã.

Mas quando não há atividades físicas, parte do trabalho restaurador do sono não é demandada, como explica Cláudia Goulart, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Departamento de Educação Física.

Quem pratica atividade física dorme mais rápido, consegue relaxar e descansar melhor, tem um sono mais profundo e de qualidade, sente-se mais disposto no outro dia, tem mais facilidade para obter um peso saudável e, ao unir tudo isso, melhora a qualidade de vida como um todo.

"Quando uma pessoa pratica atividade física, acontece no corpo a homeostase, que é a estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. A atividade deixa seu corpo mais cansado e o sono vem naturalmente à noite. Essa movimentação durante o dia pode gerar um certo desconforto na musculatura e micro-lesões. No fim do dia o corpo te diz que precisa repousar, dormir melhor. E a atividade física também diminui o estresse e a ansiedade, auxiliando ainda mais na qualidade do sono", afirma a professora.

O organismo nos informa o tempo inteiro o que é melhor para a saúde. Basta saber como ouvi-lo. "Se você prestar atenção, o corpo conversa com você. Ele diz que precisa comer melhor, beber mais água, fazer atividade física. O corpo começa a lhe dizer como ele rende mais. É por isso que tudo funciona bem quando você se movimenta e a melhor qualidade do sono é uma dessas consequências", aponta.

Não basta apenas praticar atividade física regularmente para ter uma melhor qualidade de sono. Como neste momento a mente também descansa, o ideal é deixar o ambiente mais calmo antes de fechar os olhos. "Se possível, tente não fazer atividade física à noite. É claro que cada caso é um caso, mas normalmente isso pode despertar demais seu corpo. Procure dentro de sua rotina um horário em que você pode fazer exercícios. Tente também ir desacelerando o fim do seu dia, nada de muitas luzes acesas ou celular antes de dormir. Quando chega essa hora, corpo e mente precisam de descanso e você mesmo pode iniciar esse processo de desaceleração horas antes de ir para a cama", ensina a professora.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 20 de Junho de 2019
Quarta, 19 de Junho de 2019
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)