Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: prática esportiva e a saúde do coração

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 05 de abril de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: prática esportiva e a saúde do coração

A prática de atividades físicas oferece inúmeros benefícios para a saúde, como aumentar o condicionamento, fortalecer a musculatura, reduzir o stress e prevenir doenças cardiovasculares. O professor titular de cardiologia na PUCPR, Dr. José Rocha Faria Neto, explica.

“Os benefícios da prática regular de atividade física são inúmeros. Além da manutenção do peso, o exercício diminui a incidência de infarto, ajuda no controle da pressão arterial e pode até ter efeitos psicológicos, já que existe a liberação de hormônios como a endorfina, responsáveis pelo bem-estar e sensação de felicidade”, disse.

A prática de exercício físico ajuda a fortalecer os músculos, e um importante músculo que se beneficia é o coração. O fortalecimento do coração faz com que ele possa bombear o mesmo volume de sangue sem bater tantas vezes, o que diminui o desgaste do órgão e as chances de desenvolver possíveis doenças. Outras vantagens incluem benefícios no metabolismo da glicose, fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração e melhorias na circulação do sangue.

O Dr. José Rocha explica que, apesar de seus benefícios, a prática de exercícios físicos pode apresentar riscos, caso não seja uma atividade apropriada para a condição do paciente. Pessoas com problemas cardíacos podem necessitar de um acompanhamento apropriado. “Quando se tem uma condição cardíaca é preciso consultar um médico para encontrar o tipo de exercício ou esporte mais adequado para cada caso. Muitas vezes, exames complementares são necessários para avaliarmos a intensidade adequada da atividade a ser realizada”, completou.

A prática frequente de atividades físicas é uma das medidas mais eficazes para prevenção de doenças cardiovasculares, principalmente se associada com uma dieta equilibrada, manutenção de peso adequado, abstenção do tabagismo e do consumo excessivo de álcool.

SIGA-NOS NO Google News