Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PPS, PV e PDT discutirão impeachment com oposição

Agência Câmara - 13 de agosto de 2005 - 07:36

Após reunião conjunta, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE); e os líderes do PV, Marcelo Ortiz (SP), e do PDT, Severiano Alves (BA), decidiram participar de encontro com o PSDB e PFL, na segunda-feira (15), para analisar o agravamento da crise política e a possibilidade de pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O deputado Roberto Freire defendeu a punição de todos aqueles que as investigações das comissões parlamentares mistas de inquérito, do Ministério Público e da Polícia Federal comprovarem o envolvimento, para que sejam restauradas a legitimidade, a confiança e a credibilidade nos poderes e nas instituições da República. Roberto Freire acredita que a busca de um caminho único, acima das diferenças entre os partidos políticos, é a melhor forma de enfrentar a crise.
O presidente do PPS considera que a oposição tem demonstrado responsabilidade em todo o processo. "Ninguém quer que tenhamos de intervir com o remédio extremo do impeachment. Mas, infelizmente, se isso vier a se caracterizar, também a oposição terá a responsabilidade devida para enfrentar", analisa.

Sem precipitação
O líder do PDT concorda que o momento inspira cuidados, e os partidos precisam estudar alternativas ao impeachment do presidente Lula. "Ninguém quer ver o presidente Lula fora do Palácio do Planalto. As denúncias do publicitário Duda Mendonça são fortes, mas precisam ser investigadas. Se for comprovada a veracidade dos fatos, inevitavelmente haverá o pedido de impeachment", declarou.
Severiano Alves avalia que a discussão sobre o pedido de afastamento do presidente Lula não será feita de maneira precipitada. "Queremos afinar o entendimento com os demais partidos", observou.
O deputado Sarney Filho (PV-MA) lembrou que, no caso do impeachment do então presidente Collor, ninguém chegou a ser verdadeiramente punido ou preso. Talvez por isso, em sua avaliação, o Brasil esteja enfrentando uma crise sistêmica. Para Sarney Filho, se agora os culpados também não forem punidos, crises semelhantes poderão ocorrer em pouco tempo e repetidas vezes.
O deputado do PV disse que o melhor a fazer no momento seria pedir ajuda internacional, inclusive da Interpol, para tentar rastrear as contas de Duda Mendonça no exterior.

O encontro entre os partidos de oposição está previsto para as 16 horas, no auditório da liderança do PFL, no Senado.

SIGA-NOS NO Google News