Cassilândia, Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

11/11/2003 15:46

PPA vai criar 7,8 milhões de empregos até 2007

Agência Senado

Em exposição que fez à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado Federal, na manhã de hoje, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, anunciou que o Plano Plurianual de Investimentos (PPA) para o período de 2004 a 2007 prevê um crescimento acumulado de 18,1% do Produto Interno Bruto (PIB), percentual capaz, segundo o governo, de criar 7,8 milhões de empregos.

Com base nos últimos números sobre o crescimento da indústria em setembro, o ministro fez uma análise das perspectivas da economia a partir de 2004, projetando taxas de crescimento de 0,93% neste ano e 3,5% em 2004 até chegar a 5% em 2007. Ainda assim, ele disse que os números são conservadores e o país pode até crescer mais nos próximos anos.

- Esse seja talvez até um patamar modesto. O potencial é maior, mas é melhor errar para menos que para mais - disse o ministro, referindo-se aos parâmetros para elaboração do PPA.

Sobre a taxa de inflação prevista para o período, Mantega previu que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará 2003 em 9,1%, e, em 2004, alcançará um patamar entre 5,5% e 6%, declinando, sob controle, até 4% em 2007. “Finalmente poderemos concretizar nosso sonho de crescimento com estabilidade”, projetou.

Para que o crescimento seja sustentado, Mantega apontou a necessidade de investimentos em infra-estrutura, que seriam viabilizados pela melhoria dos indicadores macroeconômicos e pela redução das taxas de juros. Assim, afirmou o ministro, “de forma realista”, o PPA para os próximos quatro anos prevê investimentos de R$ 1,840 trilhão em transporte, logística, energia elétrica, petróleo, irrigação, saneamento e habitação até 2007.

- O importante é fazer com que o crescimento que se esboça se transforme em crescimento sustentado. Não apenas um crescimento sazonal, mas que se mantenha nos anos seguintes. Esse é o primeiro plano de desenvolvimento que passou por uma discussão intensa na sociedade, inclusive com a participação dos governos estaduais - afirmou.

O ministro explicou que o aumento dos investimentos também é importante para consolidar o crescimento, já que o aumento do consumo deve vir acompanhado de aumento na oferta. Dessa forma, o Ministério do Planejamento projeta um aumento do percentual de investimentos sobre o PIB de 17,8% em 2003 para 21,2% em 2007.

Como prioridades de investimentos no país para os próximos quatro anos, Mantega destacou o fim do analfabetismo; a eliminação da fome, com atendimento de 11,4 milhões de famílias; o projeto Água para o Nordeste, com a revitalização da bacia do rio São Francisco, capaz de beneficiar 11 estados; a interligação do sistema elétrico; a auto-suficiência em petróleo; e a integração regional da América do Sul.

O ministro também ponderou sobre a necessidade de mudança da matriz de transportes brasileira, atualmente concentrada no modo rodoviário, que é mais caro quando comparado ao ferroviário e ao hidroviário.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Setembro de 2020
Quarta, 23 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)