Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PPA vai criar 7,8 milhões de empregos até 2007

Agência Senado - 11 de novembro de 2003 - 15:46

Em exposição que fez à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado Federal, na manhã de hoje, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, anunciou que o Plano Plurianual de Investimentos (PPA) para o período de 2004 a 2007 prevê um crescimento acumulado de 18,1% do Produto Interno Bruto (PIB), percentual capaz, segundo o governo, de criar 7,8 milhões de empregos.

Com base nos últimos números sobre o crescimento da indústria em setembro, o ministro fez uma análise das perspectivas da economia a partir de 2004, projetando taxas de crescimento de 0,93% neste ano e 3,5% em 2004 até chegar a 5% em 2007. Ainda assim, ele disse que os números são conservadores e o país pode até crescer mais nos próximos anos.

- Esse seja talvez até um patamar modesto. O potencial é maior, mas é melhor errar para menos que para mais - disse o ministro, referindo-se aos parâmetros para elaboração do PPA.

Sobre a taxa de inflação prevista para o período, Mantega previu que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará 2003 em 9,1%, e, em 2004, alcançará um patamar entre 5,5% e 6%, declinando, sob controle, até 4% em 2007. “Finalmente poderemos concretizar nosso sonho de crescimento com estabilidade”, projetou.

Para que o crescimento seja sustentado, Mantega apontou a necessidade de investimentos em infra-estrutura, que seriam viabilizados pela melhoria dos indicadores macroeconômicos e pela redução das taxas de juros. Assim, afirmou o ministro, “de forma realista”, o PPA para os próximos quatro anos prevê investimentos de R$ 1,840 trilhão em transporte, logística, energia elétrica, petróleo, irrigação, saneamento e habitação até 2007.

- O importante é fazer com que o crescimento que se esboça se transforme em crescimento sustentado. Não apenas um crescimento sazonal, mas que se mantenha nos anos seguintes. Esse é o primeiro plano de desenvolvimento que passou por uma discussão intensa na sociedade, inclusive com a participação dos governos estaduais - afirmou.

O ministro explicou que o aumento dos investimentos também é importante para consolidar o crescimento, já que o aumento do consumo deve vir acompanhado de aumento na oferta. Dessa forma, o Ministério do Planejamento projeta um aumento do percentual de investimentos sobre o PIB de 17,8% em 2003 para 21,2% em 2007.

Como prioridades de investimentos no país para os próximos quatro anos, Mantega destacou o fim do analfabetismo; a eliminação da fome, com atendimento de 11,4 milhões de famílias; o projeto Água para o Nordeste, com a revitalização da bacia do rio São Francisco, capaz de beneficiar 11 estados; a interligação do sistema elétrico; a auto-suficiência em petróleo; e a integração regional da América do Sul.

O ministro também ponderou sobre a necessidade de mudança da matriz de transportes brasileira, atualmente concentrada no modo rodoviário, que é mais caro quando comparado ao ferroviário e ao hidroviário.


SIGA-NOS NO Google News