Cassilândia, Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Últimas Notícias

06/02/2018 11:00

Posso usar pomadas para dor muscular sem orientação?

Gazeta Esportiva

Pomadas com ação anti-inflamatória são amplamente vendidas em farmácias e compradas por atletas amadores para aliviar dores musculares, mas será que não há riscos? De acordo com comunicado do FDA (Food And Drug Administration) – agência encarregada de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos – algumas pomadas para dor muscular podem causar queimaduras e irritação na pele, além de desencadear alergias.

Mas não é só isso: “O uso dessa pomada na perna ainda pode ocasionar um problema mais grave. Isso porque se o paciente confundir uma trombose com uma simples dor muscular, há o risco de deslocar o coágulo e levar a uma embolia pulmonar, que pode matar. Em caso de trombose, é proibitivo fazer massagem”, alerta a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

A trombose é um termo que se refere à condição na qual há o desenvolvimento de um ‘trombo’, um coágulo sanguíneo, nas veias das pernas e coxas. Esse trombo entope a passagem do sangue. Em casos mais raros, um pequeno coágulo pode se desprender e correr pela circulação até chegar ao pulmão, o que os médicos chamam de Embolia Pulmonar e pode causar dor no peito, tosse, cansaço, falta inesperada de respiração e em casos mais graves a morte súbita.

De acordo com a médica, a trombose geralmente se manifesta com um quadro de dor na perna, principalmente na panturrilha, associado a inchaço persistente, calor, sensibilidade e vermelhidão. “É proibido qualquer tipo de massagem nas pernas se existe suspeita de trombose. Nesse caso, o melhor a fazer é procurar um médico urgente”, afirma.

Segundo a especialista, quando a dor muscular é na perna, meias esportivas de compressão podem ser utilizadas, desde que orientadas pelo angiologista. “A meia elástica esportiva tem compressão graduada que pode variar de 15-23 mmHg até 20-30 mmHg dependendo do fabricante e é capaz de: melhorar o retorno venoso, manter a musculatura aquecida, reduzir a fadiga muscular, acelerar a recuperação, diminuir a incidência de câimbras e dores na panturrilha, além oferecer efeito benéfico durante o exercício – o que pode melhorar a performance”, explica a Dra. Aline Lamaita.

Outra forma de diminuir as dores é por meio do banho gelado, que tem ação preventiva anti-inflamatória. “Ele ativa a circulação, promovendo vasoconstrição, e diminui a velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas”, afirma a médica.

A fotobiomodulação também tem sido apontada como uma tendência, principalmente com uso de LEDs vermelho e infravermelho – que tem efeito anti-inflamatório e analgésico. Em casos de dor muscular persistente, a Dra. Aline sugere procurar um médico com urgência para avaliar o problema.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)