Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Posso usar os mesmos talheres para mim e para o bebê?

BabyCenter - 11 de agosto de 2016 - 09:00

É melhor evitar compartilhar talheres durante as refeições. Usar o mesmo talher ou assoprar o alimento antes de dá-lo à criança pode contaminar a comida com bactérias e transmitir doenças.

Herpes labial, por exemplo, é transmitida por troca de saliva e pode ter consequências para a vida toda. E nem sempre uma crise de herpes é sintomática para que você simplesmente evite compartilhar seu garfo ou colher.

Muitas vezes, na correria, você acaba alimentando seu filho com o mesmo talher que já usou.

Também pode acontecer de a criança recusar a própria refeição e, bem na hora em que você vai comer algo, ela pedir para experimentar a sua comida. Em alguns lugares, as mães dão comida para mais de um filho usando os mesmos talheres.

Assim como o hábito de alguns pais darem beijo na boca dos filhos, compartilhar os talheres é uma prática relativamente comum em vários lares.

Se a criança tiver dentinhos, as bactérias causadoras de cárie também podem ser transmitidas pelo contato entre as salivas e aumentar a tendência a ter esse problema.

É claro que compartilhar talheres não é a único fator que provoca cárie. A falta de higiene bucal é que abre caminho para a contaminação, tornando a boca um "terreno fértil" para a proliferação de bactérias.

Uma opção para minimizar os riscos é evitar compartilhar talheres -- ou mesmo copos ou canudinho -- nos dias em que você já desconfia que está doente, com algum tipo de mal-estar, ou tem um problema visível como herpes labial.

A transmissão de herpes labial se dá, em geral, pela boca. Se a criança tiver alguma feridinha e entrar em contato direto com o vírus causador da doença pela saliva, por exemplo, ele pode ficar "armazenado" até provocar uma infecção.

Tire suas dúvidas sobre o que pode causar mau hálito na criança e veja o que fazer quando ela se recusa a comer

SIGA-NOS NO Google News