Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pós-graduados prestarão provas do MEC para o Fundescola

Agência Popular - 13 de julho de 2004 - 14:42

Os professores pós-graduados que passarão pela primeira etapa de seleção feita pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio do Fundescola (Fundo de Fortalecimento da Escola) de Mato Grosso do Sul vão realizar as provas dos programas de capacitação de professores – Gestar I, Gestar II e Praler do Ministério da Educação (MEC) no dia 16 de julho.

O local das provas será no prédio da SED situado no Parque dos Poderes, bloco V, em Campo Grande (MS), às 13h45min. Após a segunda etapa de aprovação, os especialistas estaduais selecionados vão passar por uma capacitação no MEC, em Brasília (DF), e irão atuar na formação continuada de professores formadores.

Enquanto o Gestar I (Gestão da Aprendizagem Escolar) é um programa de formação continuada para professores de 1ª a 4ª séries nas áreas temáticas de matemática e língua portuguesa, o Gestar II é dirigido aos professores de 5ª a 8ª séries, com a mesma finalidade. Já o Praler (Programa de Aperfeiçoamento da Leitura e Escrita) destina-se aos professores de 1ª e 2ª séries e tem como objetivo apoiá-los no processo de alfabetização em sala de aula.


Capacitação

Será oferecido aos professores formadores, o curso de 120 horas presenciais, ministrado pelo especialista estadual capacitado por especialistas nacionais. O curso será dividido em três módulos de 40 horas cada, com atividades práticas em oficinas de trabalho e acompanhamento pedagógico. Cada um desses professores formadores deverá assumir a capacitação de professores do ensino fundamental das escolas públicas, criando-se uma rede de multiplicadores visando a melhoria da educação básica.

Veja a lista dos selecionados e os temas que serão abordados nas provas:

Programa Gestar I – língua portuguesa (pólo Campo Grande)
1. Alexandre Pires do Prado;
2. Gisele Alves Nunes;
3. Gleise de Fátima Ramos da Silva de Melo Franco.
Temas: planejamento do ensino da língua portuguesa; linguagem, língua, discurso e texto; processos de leitura e de produção de textos; textos narrativos ficcionais; história em quadrinhos, texto jornalístico e texto publicitário; texto poético, epistolar e informativo; literatura infantil e análise lingüística.

Programa Gestar II – língua portuguesa (pólos Campo Grande e Dourados)
1. Cleide Lemes da Silva Cruz;
2. Dair Méris da Silva Ferreira;
3. Lília Odete Nantes de Oliveira;
4. Maria de Fátima Xavier Anunciação de Almeida;
5. Silvia Regina Bueno;
6. Wanessa Rodrigues dos Santos.
Temas: a linguagem e suas dimensões; qualidade e escrita; conceito de texto; variação lingüística; os dialetos e os registros; analise de estruturas lingüísticas; gêneros e tipos textuais.

Programa Gestar I – matemática (pólo Campo Grande)
1. Evandro Rodrigo Pedão;
2. Rodrigo Maluly Nucci;
3. Vilma das Neves Mendonça.
Temas: planejamento do ensino da matemática; número natural; conceito e representação; operações com números naturais; medidas e grandezas; geometria I: número racional (conceito e representação); geometria II: figuras planas (características geométricas e métricas); operações com números racionais.

Programa Gestar II matemática (pólo Campo Grande)
1. Andréa Nunes Corrêa Paulista;
2. Dayse Centurion da Silva;
3. Ronaldo Conceição da Silva.
Temas: matemática na alienação e nos impostos: massa, porcentagem, medida de área e volume, médias, gráficos, fórmulas e equções; números racionais em representação decimal e fracionária, gráfico não cartesiano; números racionais em representação decimal e fracionária, gráfico não cartesiano; números não racionais e fórmulas; matemática nos esportes e nos seguros: porcentagem, medidas, proporção, tabelas, números inteiros, probabilidade, razão e fórmulas; matemática nas formas geométricas e na ecologia; figuras planas e espaciais, dimensão composição e decomposição de figuras, áreas relacionadas a figuras planas e especiais, extensão da noção de polígono, semelhança de figuras, variáveis, independência entre variáveis, proporções, medidas de superfície, capacidade e volume, gráficos cartesianos e equações.

Programa PRALER (pólos Campo Grande e Dourados)
1. Alcione Nogueira da Fonseca Boniatti;
2. Ana Maria de Vasconcelos Silva;
3. Ana Paula Gaspar Melin;
4. Maria Aparecida Barros Pinto;
5. Milene Bartolomeu Silva;
6. Vera Lúcia do Carmo Nogueira.
Temas: a descoberta da leitura e da escrita; do texto à sílaba; leitura e produção de textos; escrever cada vez melhor; a alegria de ler e aprender.

Programa Desenvolvendo saberes e Práticas para Lidar com Portadores de Necessidades Especiais e Atendimento a Alunos com Deficiência Auditiva (pólo Dourados)
1. Márcia Beatriz Scherch Kolb Nogueira;
3. Lenilda Fonseca Rankel.
Temas: estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças portadoras de necessidades especiais – parte introdutória; dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento; autismo; deficiência múltipla; deficiência física; surdez / cegueira / múltipla deficiência sensorial; surdez, deficiência visual; altas habilidades / superdotação; tradutor e intérprete da língua Brasileira de Sinais (Libras) e da língua portuguesa; ensino da língua portuguesa para surdos; ensino da língua brasileira de sinais para surdos.

Karla Tatiane - SED

SIGA-NOS NO Google News