Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pós-graduados podem vir a ter habilitação de Economista

Agência Câmara - 17 de agosto de 2004 - 09:14

O trabalho prioritário na macroeconomia continua sendo o controle da inflação. É assim no Brasil e em todo o mundo. A afirmação é da deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), autora do Projeto de Lei 7166/02, que altera a lei sobre a profissão de Economista, que comemorou seu dia na última sexta-feira (13). Atuam hoje, no Brasil, cerca de 70 mil economistas.

Pós-graduação
O projeto da deputada Yeda Crusius reformula e atualiza a Lei do Economista, que em 13 de agosto comemorou 30 anos de vigência. A deputada lembra que tem diminuído o número de estudantes dos cursos de graduação em economia e aumentado o interesse por pós-graduação na área. Por isso, ela propõe que os doutores em Economia e os pós-graduados “stricto sensu” com formação específica, mesmo sem graduação em Economia, estejam habilitados ao exercício da profissão.

Facilidades para o cidadão
A parlamentar assinala que o povo brasileiro, depois de muitos planos de estabilização da economia, baixados por diferentes governos nas últimas décadas, passou a dominar as regras que regem o universo da macroeconomia. Limites fiscais e monetários, superávit primário, taxas de juros são hoje termos usados pelo cidadão comum e não somente pelos economistas.
A deputada ressalta que as baixas taxas da inflação permitem maior controle macroeconômico, além de facilitar a vida do cidadão. "No campo macroeconômico não há mais segredos. Aquilo que parecia fechado ao conhecimento do economista não o é mais. O que se faz em política macroeconômica, que é política fiscal, monetária e cambial, afeta a vida do cidadão. Sem inflação, é possível uma discussão muito maior do que nos tempos em que o País vivia em inflação".

Trâmite
O projeto já foi aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e agora tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, sob a relatoria do deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

Reportagem - Allan Pimentel
Edição - Regina Céli Assumpção

SIGA-NOS NO Google News