Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pós-graduação na Alemanha recebe inscrição até o dia 30

Assessoria MEC - 11 de junho de 2004 - 15:36

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação recebe até o dia 30 deste mês inscrições para o programa de cooperação com a Alemanha para a formação acadêmica de alto nível. O objetivo do programa é promover o intercâmbio entre docentes e pesquisadores dos dois países a partir de projetos conjuntos de pesquisa, visando ao fomento da produção científica em áreas prioritárias de universidades brasileiras e alemãs.

As inscrições devem ser feitas por grupos de pesquisa vinculados a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com os conceitos 5, 6 e 7. Não serão aceitas inscrições individuais. O programa prevê a concessão de bolsas para doutorado-sanduíche, pós-doutorado, e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

As bolsas são destinadas a várias áreas do conhecimento, mas os projetos inscritos devem apresentar caráter inovador, privilegiar o efeito multiplicador do conhecimento e estimular a associação em rede entre equipes brasileiras academicamente consolidadas. As propostas vinculadas à docência ou a projetos conjuntos de pesquisa devem contribuir para a publicação conjunta de trabalhos e para o desenvolvimento científico e tecnológico.

O programa de intercâmbio prevê passagens aéreas para brasileiros em missão na Alemanha, diárias para alemães em missão de trabalho no Brasil, bolsas para brasileiros em missão de estudo na Alemanha e custeio de atividades correntes para equipes brasileiras, até o valor máximo de R$ 5 mil. Os projetos selecionados terão a duração de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

O processo de análise e avaliação ocorrerá em julho e agosto e o resultado será divulgado em novembro. O início das atividades e a liberação dos recursos estão previstos para fevereiro ou março de 2005. Cada equipe ou curso de pós-graduação poderá apresentar apenas um projeto que deverá atender aos requisitos publicados na página da Capes na internet.

Repórter: Lígia Girão

SIGA-NOS NO Google News