Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/06/2004 15:36

Pós-graduação na Alemanha recebe inscrição até o dia 30

Assessoria MEC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação recebe até o dia 30 deste mês inscrições para o programa de cooperação com a Alemanha para a formação acadêmica de alto nível. O objetivo do programa é promover o intercâmbio entre docentes e pesquisadores dos dois países a partir de projetos conjuntos de pesquisa, visando ao fomento da produção científica em áreas prioritárias de universidades brasileiras e alemãs.

As inscrições devem ser feitas por grupos de pesquisa vinculados a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com os conceitos 5, 6 e 7. Não serão aceitas inscrições individuais. O programa prevê a concessão de bolsas para doutorado-sanduíche, pós-doutorado, e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

As bolsas são destinadas a várias áreas do conhecimento, mas os projetos inscritos devem apresentar caráter inovador, privilegiar o efeito multiplicador do conhecimento e estimular a associação em rede entre equipes brasileiras academicamente consolidadas. As propostas vinculadas à docência ou a projetos conjuntos de pesquisa devem contribuir para a publicação conjunta de trabalhos e para o desenvolvimento científico e tecnológico.

O programa de intercâmbio prevê passagens aéreas para brasileiros em missão na Alemanha, diárias para alemães em missão de trabalho no Brasil, bolsas para brasileiros em missão de estudo na Alemanha e custeio de atividades correntes para equipes brasileiras, até o valor máximo de R$ 5 mil. Os projetos selecionados terão a duração de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

O processo de análise e avaliação ocorrerá em julho e agosto e o resultado será divulgado em novembro. O início das atividades e a liberação dos recursos estão previstos para fevereiro ou março de 2005. Cada equipe ou curso de pós-graduação poderá apresentar apenas um projeto que deverá atender aos requisitos publicados na página da Capes na internet.

Repórter: Lígia Girão

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)