Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Portuguesa goleia Rio Preto e é campeã após 34 anos

Portal Terra - 06 de maio de 2007 - 13:53

A Portuguesa conquistou neste domingo o título do Campeonato Paulista da Série A-2 ao vencer o Rio Preto, no Canindé, por 4 a 0. O título vem 34 anos depois de a equipe rubro-verde ter conquistado o Estadual da primeira divisão, dividido com o Santos.

No jogo de ida, a Portuguesa havia empatado por 1 a 1 com o Rio Preto, no interior paulista, e só precisava de uma nova igualdade para conquistar o título, já que teve melhor campanha.

Mesmo assim, a equipe começou com tudo o jogo e com menos de 1min, chegou a acertar a trave do goleiro Pitarelli, do Rio Preto, com Vaguinho. No entanto, os gols só saíram no segundo tempo.

O time do Canindé abriu o placar aos 5min. Diogo cruzou da esquerda e Rodrigo Uchôa acabou cabeceando contra suas próprias redes para abrir o placar para a Portuguesa.

Oito minutos depois, a Portuguesa ampliou sua vantagem em uma jogada que começou no meio-de-campo, com uma roubada de bola de Rai. Ele passou para Leonardo, que avançou pela esquerda até cruzar rasteiro para Vaguinho. O atacante deixou de calcanhar para Diogo, que chegou de frente para Pitarelli para marcar o segundo.

Aos 29min, a Portuguesa chegou ao terceiro com Rivaldo, que havia entrado em campo durante a etapa complementar. Diogo chutou cruzado, Pitarelli deu rebote e Rivaldo, de cabeça, completou para as redes.

A vitória se transformou em goleada aos 34min, com o volante Marcos Paulo. Ele recebeu passe de Preto dentro da área e tocou na saída do goleiro para dar números finais ao confronto.

A conquista da Portuguesa é a primeira do time profissional desde 1976, quando venceu a Taça Governador do Estado.

No entanto, a última conquista de relevância aconteceu três anos antes, na polêmica final do Campeonato Paulista. Na ocasião, um erro de contagem nas cobranças de pênaltis fez com que a Federação Paulista dividisse o título entre os finalistas Portuguesa e Santos.

Além do título paulista da A-2, a Portuguesa garantiu também a volta para a elite estadual, ao lado do próprio Rio Preto, do Mirassol e do Guarani. As quatro equipes ocuparão as vagas de Rio Branco, América, Santo André e São Bento, que foram rebaixados neste ano para a segunda divisão.

SIGA-NOS NO Google News