Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Portocarrero vai discutir rastreabilidade com Européia

Aline Rocha / Campo Grande News - 09 de junho de 2005 - 12:41

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero, informou que o Ministério da Agricultura que deve convocar reunião da cadeia produtiva de carne bovina da União Européia, nos próximos dias, para retomar as discussões sobre o processo de reestruturação do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).
O anúncio foi feito nesta semana, em Bruxelas (Bélgica), por Portocarrero, após encontro com representantes da Comissão Européia de Proteção da Saúde e do Consumidor para debater normas de rastreabilidade animal. Os europeus reafirmaram que consideram a rastreabilidade um item inegociável no comércio bilateral.
As exigências européias não se restringem apenas à identificação da origem dos bovinos, segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. “A UE quer também que as questões sanitárias, o manejo fitozoossanitário e a alimentação dos animais sejam contempladas no sistema de certificação de carne de gado a ser exportada para aquele mercado”, revelou Portocarrero.
Recentemente, Portocarrero adiantou algumas alterações que devem ser feitas no Sisbov. Entre eles, a adesão voluntária dos produtores para o mercado interno e obrigatória para exportação. Com informações do Ministério da Agricultura.

SIGA-NOS NO Google News