Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Porto de Itajaí só deve voltar a operar em duas semanas

Lúcia Nórcio, ABr - 29 de novembro de 2008 - 10:46

Itajaí (SC) - O Porto de Itajaí que gera 70% da renda do municipio está fechado por danos causados pela força das águas. O transbordamento do rio Itajaí Açú destruiu grande parte do cais do terminal
Itajaí (SC) - O Porto de Itajaí, maior terminal de carga de congelados do país e o segundo em movimentação de containeres, está com suas atividades paralisadas devido às enchentes provocadas pelas chuvas que causaram o transbordamento do Rio Itajaí Açú, provocando danos nos cais de atracação.

O superintendente do porto Arnaldo Schmitt Junior, informou à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que parte do terminal poderá entrar em operação em duas semanas. “Acredito que nas duas próximas semanas já voltamos a operar”, disse.
De acordo com o superintendente a velocidade das águas foi muito grande, arrancando parte da área de atracação e levando todo concreto para o canal de navegação das embarcações.

“As águas movimentaram o leito do rio de tal maneira, que o canal por onde passa os navios ficou disforme, não sabemos a profundidade que tem agora esse canal. Uma batimetria [medição do canal de navegação] deve ficar pronta hoje(29)”, disse.

Schmitt disse que os custos diário com a paralisação do porto são enormes, pois o terminal movimenta cerca de U$ 1 bilhão por mês, o que dá uma média de prejuízo/dia de U$ 35 milhões.

O superintendente do Porto de Itajaí explicou que a rapidez na liberação dos recursos está sendo fundamental para a recuperação do porto.

“Por questão de justiça tenho que ressaltar a Medida Provisória 448 que prevê um montante de R$ 350 milhões para as obras de emergência no Porto de Itajaí”, disse.

Para o porto voltar a operar, segundo o superintendente, o cais tem que estar em condições de receber os navios.

“Vamos tentar nos próximos dias colocar em operação dois berços [cais], os que foram menos avariados. Um deles, o berço zero, nunca foi usado, estava em construção. Entretanto mesmo com essas obras, para o porto funcionar o rio terá que ser dragado. O porto não volta de imediato com 100% de sua capacidade, mas vamos tentar pelo menos 80%”, estimou.

O superintendente do Porto de Itajaí, Arnaldo Schmitt Júnior, descartou qualquer possibilidade de transferir a movimentação de navios para o porto vizinho de Navegantes, “pois para entrar nos dois terminais o mesmo canal tem que ser usado e ele está obstruído, tem que ser dragado”, explicou.


SIGA-NOS NO Google News