Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

08/04/2008 21:03

Portaria regulamenta classificação de águas subterrâneas

Luana Lourenço/ABr

Brasília - As águas subterrâneas do Brasil serão classificadas de acordo com suas características hidrogeoquímicas naturais e seus níveis de poluição, como já acontece com as águas superficiais – rios, lagos, lagoas e oceanos. A nova regra, editada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) foi publicada ontem (7) no Diário Oficial da União.

De acordo com as características hidrogeoquímicas e os níveis de contaminação que apresentam, os aqüíferos serão classificados em seis classes.

Na classe “Especial”, serão enquadrados as águas subterrâneas destinadas à preservação de ecossistemas em unidades de conservação de proteção integral ou que alimentem corpos d'água superficiais também classificados como especiais. A disposição nas outras classes, de 1 a 5, varia de acordo com a alteração na qualidade por ação antrópica - realizada pelo homem.

De acordo com a portaria, os órgãos ambientais e os gestores dos recursos hídricos deverão implementar Áreas de Proteção de Aqüíferos e Perímetros de Proteção de Poços de Abastecimento.

A portaria também regulamenta a criação, em conjunto com gestores da saúde, de Áreas de Restrição e Controle do Uso da Água Subterrânea, “a serem implementadas em caráter excepcional e temporário quando, em função da qualidade e quantidade da água subterrânea, houver a necessidade de restringir o uso ou a captação da água para proteção dos aqüíferos, da saúde humana e dos ecossistemas”.

O Brasil, junto com Argentina, o Paraguai e o Uruguai, abriga um dos maiores aqüíferos do mundo, o Guarani, com 1,2 milhão de quilômetros quadrados e volume estimado de 45 mil quilômetros cúbicos de água, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)