Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/09/2013 18:08

Portaria que padroniza vacina contra brucelose bovina e bubalina está em vigor

Elverson Cardozo, Campo Grande News

Entrou em vigor nesta segunda-feira (2), a portaria 2899, da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária e Animal), que padroniza as ações sanitárias de Mato Grosso do Sul e obedece ao PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose).

A medida torna obrigatória a adoção de um novo procedimento de vacinação contra a brucelose bovina e bubalina, doença crônica, transmitida pela bactéria Brucella Abortus, que pode ser, inclusive, transmitida aos humanos.

A principal mudança estabelecida é a obrigatoriedade da vacinação para as fêmeas acima de 8 meses, que não foram vacinadas na idade estabelecida. A imunização ocorre durante todo o ano e deve ser realizada sob a orientação de um médico veterinário cadastrado junto à Agência. O profissional ficará responsável pela aplicação e pela emissão do atestado no sistema e-Saniagro.

Durante o ano, há dois prazos limites para a declaração da vacina: Para o produtor que realizou o procedimento entre os meses de janeiro a junho, o documento deve ser feito até 30 de junho do ano corrente. Os que imunizaram os animais entre julho e dezembro, devem declarar até 30 de dezembro.

O produtor deve ficar atento, ainda, a outra determinação. A vacinação de fêmeas com idade entre 3 e 8 meses, nos meses de maio e novembro, torna-se obrigatória. A propriedade que não vacinar sistematicamente as fêmeas, terá o trânsito de animais interditado e ficará impedida da comercialização, inclusive dos machos.

A não vacinação e não declaração deixa o proprietário dos animais sujeito a sanções legais previstas na legislação sanitária do Estado, como o auto de infração.

A portaria 2899 foi republicada na edição do dia 22 de agosto de 2013 no Diário Oficial do Estado.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)