Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Portaria propõe reestruturação do ensino médio no país

Agência do Rádio - 29 de outubro de 2007 - 07:30

Uma portaria que propõe ações de reestruturação do ensino médio no País foi assinada pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Planejamento Estratégico da Presidência da República. Uma das prioridades da proposta é engajar os poderes municipais, estaduais e federal na iniciativa. Também está descrita a constituição de uma rede de escolas médias federais que vai ocupar de 10% a 20% das matrículas das escolas de ensino médio. O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, explicou que, por razões econômicas, as escolas federais têm até hoje um ensino que prepara trabalhadores para a indústria, sem levar em consideração a necessidade de um ensino mais abrangente, que possibilite ao estudante o acesso aos demais setores da economia. Para ele, o Brasil não pode mais ter um ensino generalista para as elites e específico para as massas populares.

"Nós não queremos essa divisão, todo mundo tem que participar do domínio das capacitações básicas e aí vem a grande oportunidade da escola média federal como uma cunha para mudar o ensino brasileiro."
O ministro defendeu que, em vez do ensino informativo e enciclopédico que existe atualmente no País, é preciso oferecer também um aprendizado mais analítico e capacitador. Segundo Mangabeira Unger, serão providenciados materiais pedagógico e formação de professores para auxiliar os estudantes que tiveram "ensinos defeituosos".

De Brasília, Leilane Alves



SIGA-NOS NO Google News