Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Portal unirá alunos e professores do Mercosul

Secom - 10 de setembro de 2011 - 13:39

Portal unirá alunos e professores do Mercosul Info Em Questão do diaAtribuições Em Questão Bibliografia Portal unirá alunos e professores do Mercosulpor Secom em 09/09/2011 20:33hs

Crianças de áreas fronteiriças têm acesso à educação bilíngue/ Foto: Wanderley Pessoa (MEC) Além de difundir documentos oficiais e oferecer banco de dados sobre ensino, internet será ferramenta de reunião de técnicos e professores

O Setor Educacional do Mercosul (SEM) lançou, na quinta-feira (8), o portal Mercosul Educacional, para aumentar a comunicação, difundir conhecimento, informação e integrar o trabalho no âmbito do SEM. O conteúdo foi planejando para atender tanto o público externo, quanto os participantes da entidade; e pode ser acessado em português, espanhol e inglês. O instrumento faz parte do plano estratégico para o período de 2011 a 2015, aprovado no primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o documento, também disponível no portal, a internet deve ser usada como ambiente de trabalho virtual dos grupos e comissões do SEM.

Uma das ferramentas disponíveis no sítio para uso dos educadores é Banco de Dados Terminológicos sobre Educação, cujo desenvolvimento também estava entre as prioridades do plano. Outro serviço oferecido é um banco de práticas e de políticas públicas praticadas nos países membros do Mercosul, com o objetivo de difundir soluções encontradas para problemas comuns.

Setor Educacional do Mercosul – O sítio é gerenciado pelo Comitê Gestor do Sistema de Informação e Comunicação (CGSIC), composto por representantes dos países membros e associados do Mercosul, que produz e administra as informações do Setor Educacional de acordo com as necessidades de suas instâncias. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) produziu e hospeda a página.

Além de notícias sobre as atividades do grupo e dos órgãos superiores de educação dos países do Mercosul, o sítio oferece acesso a documentos, publicações e fóruns de discussão.

O Setor Educacional tem a missão de propiciar um espaço comum, por meio da coordenação de políticas que articulem a educação com o processo de integração do bloco, estimulando a mobilidade, o intercâmbio e a formação de uma identidade e cidadania regionais.

Projeto Escolas de Fronteira amplia integração

O Projeto Escolas Bilíngues de Fronteira é uma das prioridades do Plano de Ação do Setor Setor Educacional do Mercosul (SEM) e deve ser ampliado segundo a capacidade dos governos locais. A educação bilíngue no ensino fundamental de escolas públicas é vista pelos países membros como fundamental na integração.

Inicialmente, em 2005, o projeto envolvia as escolas na região de fronteira do Brasil com a Argentina, mas está sendo ampliado para Uruguai, Paraguai e, também, na Venezuela.

No Escolas de Fronteira, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental têm aula, uma vez por semana, com professores do país vizinho. Os alunos ficam na escola e os professores atravessam a fronteira para dar aula. O intercâmbio de escolas dos cinco países tem os objetivos de estreitar laços educacionais e culturais e desenvolver uma consciência favorável à integração regional.

SIGA-NOS NO Google News