Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Portadores de sífilis terão nova opção de tratamento

Márcia Wonghon /ABr - 31 de agosto de 2004 - 16:42

Recife - Os portadores de sífilis (doença provocada por bactéria) que fazem tratamento com penicilina injetável, aplicada somente em hospitais dotados de serviços de emergência por causa do risco de choque anafilático, têm agora uma nova opção de medicamento.

Trata-se da azitromicina, substância administrada por via oral, com prescrição de um comprimido por semana, durante três semanas. Um estudo clínico realizado recentemente com pacientes de seis estados brasileiros constatou a eficácia do produto, que também serve para combater a gonorréia e a clamídia.

O uso regular do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS), como alternativa à penicilina, é uma das recomendações do projeto “Elimina Sífilis”, que será lançado amanhã (1) pela Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, durante Congresso no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

De acordo com Mauro Passon, presidente da instituição, a vantagem é que o paciente pode levar o remédio para casa, sem precisar ir a uma unidade hospitalar para aplicar a penicilina. Ele disse que o programa “Elimina sífilis” tem como meta conscientizar a população de que a doença está presente e tem cura. Acrescentou que o problema da propagação da doença só será resolvido quando o processo de educação e saúde for evoluindo, com uso de preservativos, métodos anticoncepcionais e exames ginecológicos, para agilizar o diagnóstico e promover o tratamento.

O presidente da Sociedade Brasileira de DST/Aids, regional Pernambuco, Carlos Alberto Sá Marques, explicou que a sífilis começa com uma pequena ferida nos órgãos genitais, tanto masculino quanto feminino. “A lesão pode cicatrizar espontaneamente ou evoluir também para doenças de pele, resultando, muitas vezes, em manifestações cardiovasculares e neurológicas.
Dados do Ministério da Saúde indicam notificações de 900 mil novos casos de sífilis por ano no país.

SIGA-NOS NO Google News