Cassilândia, Sábado, 29 de Abril de 2017

Últimas Notícias

08/09/2005 15:38

Portador de deficiência poderá se aposentar mais cedo

Agência Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 280/05, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que regulamenta o direito à aposentadoria especial assegurado aos portadores de deficiência pela Emenda Constitucional 47 (conhecida como PEC Paralela da Previdência). Pela proposta, o homem poderá se aposentar com 30 anos de contribuição e a mulher com 25, desde que comprovem a existência da deficiência durante todo o período de contribuição ao Regime Geral da Previdência Social. Uma redução de cinco anos em relação ao exigido para aposentadoria de trabalhadores que não possuem qualquer deficiência.
Nesse caso, a aposentadoria especial será no mesmo valor do salário-de-benefício.

Idade do contribuinte
Essa aposentadoria também poderá ser concedida levando-se em conta a idade do contribuinte. Assim, os homens terão direito a se aposentar aos 60 anos e as mulheres aos 55, desde que comprovem a existência da deficiência por, no mínimo, 15 anos. Nesse caso o valor da aposentadoria será de 75% do salário-de-benefício, mais 1% desse salário a cada 12 contribuições mensais.
O trabalhador, no entanto terá direito de optar por qualquer outra regra de aposentadoria, prevista na legislação previdenciária, que lhe seja mais favorável.

Deficiência adquirida
Se o segurado se tornar portador de deficiência após sua filiação ao Regime de Previdência, Eduardo Barbosa sugere que seja levado em conta a proporcionalidade entre o tempo de contribuição antes e depois da deficiência.
O projeto assegura ainda a concessão de aposentadoria por invalidez ao portador de deficiência quando o agravamento da deficiência o tornar incapaz e sem possibilidade de reabilitação para o trabalho.
A proposta de Eduardo Barbosa também prevê a contagem recíproca do tempo de contribuição do portador de deficiência na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, desde que os regimes de previdência social se compensem financeiramente.
O deputado lembra que 24,5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. "Embora só uma parcela dessa população tenha acesso ao trabalho, a aposentadoria especial representa importante conquista a contribuir para o processo de integração na sociedade do portador de deficiência", afirma Barbosa.

Tramitação
A matéria foi apensada ao PLP 277/05, que reduz a idade e o tempo de serviço do segurado do Regime de Previdência Social portador de necessidade especial, de acordo com o grau de deficiência.
Os projetos estão na Comissão de Seguridade Social e Família aguardando parecer do relator, deputado Dr. Ribamar Alves (PSB-MA). Em seguida, as propostas serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de serem votadas pelo Plenário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 29 de Abril de 2017
Sexta, 28 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 27 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)