Cassilândia, Domingo, 26 de Março de 2017

Últimas Notícias

10/03/2011 19:58

Portador de deficiência auditiva tem direito ao transporte gratuito

TJAL

O desembargador Alcides Gusmão da Silva, integrante da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), determinou o fornecimento, pelo município de Maceió, de Cartão Especial para Passageiros Especiais (Cepe) a portadora de neoplasia maligna da mama localmente avançado (câncer de mama). A autorização reformou decisão do juízo de primeiro grau que havia negado o pedido sob o argumento de que a paciente não preencheu os requisitos necessários à concessão do benefício.

\"Muito embora a neoplasia maligna não conste no rol das enfermidades abrangidas pela Lei Municipal nº 4.635/97, em obediência ao princípio constitucional da máxima efetividade e do direito à saúde, cabe ao magistrado realizar uma interpretação ampliativa, no sentido da norma em análise albergar todos os portadores de deficiências que não tenham condições de arcar com o transporte necessário para o tratamento médico de que necessitam.\", considerou.

Maria de Lourdes Melo argumentou que o fornecimento de um transporte gratuito seria essencial para a viabilização do indispensável tratamento prescrito para sua enfermidade, por isso requereu o cartão especial para ela e para seu acompanhante.

Alcides Gusmão identificou a presença de perigo de lesão grave ou de difícil reparação neste caso, demonstrado por meio de declaração de pobreza e de comprovante de rendimentos e também pela gravidade da doença que acomete Maria de Lourdes, sendo imprescindível seu deslocamento para realização das sessões de quimioterapia, de consultas e de exames. \"Negar, à recorrente, o acesso ao transporte gratuito seria o mesmo que negar a ela o próprio tratamento, porquanto o inviabiliza\", finalizou.

A decisão monocrática foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta sexta-feira (04).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 26 de Março de 2017
Sábado, 25 de Março de 2017
21:10
Cassilândia
15:01
Curiosidade
10:00
Receita do dia
06:20
Loterias
06:18
Loterias
Sexta, 24 de Março de 2017
23:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)