Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

10/03/2011 19:58

Portador de deficiência auditiva tem direito ao transporte gratuito

TJAL

O desembargador Alcides Gusmão da Silva, integrante da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), determinou o fornecimento, pelo município de Maceió, de Cartão Especial para Passageiros Especiais (Cepe) a portadora de neoplasia maligna da mama localmente avançado (câncer de mama). A autorização reformou decisão do juízo de primeiro grau que havia negado o pedido sob o argumento de que a paciente não preencheu os requisitos necessários à concessão do benefício.

\"Muito embora a neoplasia maligna não conste no rol das enfermidades abrangidas pela Lei Municipal nº 4.635/97, em obediência ao princípio constitucional da máxima efetividade e do direito à saúde, cabe ao magistrado realizar uma interpretação ampliativa, no sentido da norma em análise albergar todos os portadores de deficiências que não tenham condições de arcar com o transporte necessário para o tratamento médico de que necessitam.\", considerou.

Maria de Lourdes Melo argumentou que o fornecimento de um transporte gratuito seria essencial para a viabilização do indispensável tratamento prescrito para sua enfermidade, por isso requereu o cartão especial para ela e para seu acompanhante.

Alcides Gusmão identificou a presença de perigo de lesão grave ou de difícil reparação neste caso, demonstrado por meio de declaração de pobreza e de comprovante de rendimentos e também pela gravidade da doença que acomete Maria de Lourdes, sendo imprescindível seu deslocamento para realização das sessões de quimioterapia, de consultas e de exames. \"Negar, à recorrente, o acesso ao transporte gratuito seria o mesmo que negar a ela o próprio tratamento, porquanto o inviabiliza\", finalizou.

A decisão monocrática foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta sexta-feira (04).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)