Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Por que tenho manchas escuras no rosto desde que engravidei?

Baby Center - 06 de janeiro de 2016 - 09:00

Essas manchas se chamam cloasma, ou "máscara da gravidez". Elas são provocadas por mudanças na pigmentação da pele e podem aparecer em qualquer lugar do rosto ou do pescoço. Em mulheres de pele bem morena ou negra, as manchas podem ser mais claras que a pele. O cloasma é causado pelo aumento na produção da melanina, o hormônio responsável pelo bronzeado, que protege a pele dos raios ultravioleta.

A exposição ao sol deixa as manchas mais escuras, portanto, se você tem pele clara, passe protetor solar no rosto todos os dias, e use chapéu de abas largas caso vá ficar muito tempo sob o sol. Se as manchas estiverem incomodando muito, tente disfarçá-las com uma base. Elas vão começar a desaparecer cerca de três meses depois que o bebê nascer.

Pesquisas mostram que a deficiência de ácido fólico pode favorecer o surgimento de manchas. Por isso, capriche no consumo de ácido fólico nos alimentos (como grãos integrais e verduras escuras) e tomando um suplemento (se for indicado por seu ginecologista).

Como existem outros problemas de pele que causam o surgimento de manchas, independentemente da gravidez, é bom sempre mostrar ao médico algo que chame sua atenção, como diferenças na cor ou no tamanho de uma pinta, ou se as alterações na pigmentação forem acompanhadas de dor, sensibilidade ou vermelhidão. Assim você evita ter um problema dermatológico não-diagnosticado, e pode receber o tratamento adequado, se necessário.

SIGA-NOS NO Google News