Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Por que existe o "Horário de Verão"?

Bruna Girotto - 16 de outubro de 2005 - 12:39

Durante outubro a fevereiro as áreas mais próximas ao Trópico de Capricórnio recebem luz do Sol por um período maior, então, os dias são mais longos do que as noites. Ao adiantarmos o relógio, podemos aproveitar uma hora a mais de luz natural e, assim, economizar energia elétrica.
O horário de verão foi criado por Benjamin Franklin, em 1784, nos Estados Unidos. Franklin percebeu que, durante alguns meses, o Sol nascia antes que as pessoas se levantassem. Ele pensou, então, que se as pessoas da época adiantassem seus relógios em uma hora, poderiam aproveitar melhor a luz do dia e economizar velas – naquele tempo, ainda não existia luz elétrica! Mas, na ocasião, ninguém se interessou muito pela idéia.
Foi somente durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, que outro país europeu – a Alemanha – resolveu adotar a idéia. Isto porque era preciso economizar energia por causa da guerra. Na época, a principal fonte de energia era o carvão.
No Brasil, o horário de verão foi adotado em 1992. O objetivo era o mesmo dos países da Europa: economizar energia. Só que, em vez do carvão, a finalidade era economizar a energia elétrica.

SIGA-NOS NO Google News