Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Por que dia 02 de novembro é Dia de Finados?

Fonte: Portal das Missões

Redação - 02 de novembro de 2020 - 07:50

Por que dia 02 de novembro é Dia de Finados?

Na tradição da Igreja Católica, em 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados. O dia seguinte foi considerado o mais apropriado para fazer orações por todos os demais falecidos, que precisam de ajuda para serem aceitos no céu.

É por isso que no dia 2 de novembro se celebra o dia de Finados.

A data é inspirada em diversas tradições da Antiguidade. "A relação com quem morreu está presente em quase todas as culturas antigas. O cristianismo herdou esse costume principalmente do judaísmo", afirma Volney Berkenbrock, professor de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos datam do século 1, quando era costume visitar túmulos de mártires. "Aos poucos, a prática ficou mais frequente. Por exemplo, no livro Confissões, Santo Agostinho (354-430) pede que Deus interceda por sua mãe morta", diz o historiador André Chevitarese, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizar missas em memória dos falecidos. No século 10, a abadia de Cluny, em Paris, estabeleceu uma data fixa para essa cerimônia.

Não demorou para o 2 de novembro ser adotado em toda a Europa. "A rápida expansão do costume está ligada à proximidade do ano 1000, quando se pensava que o mundo acabaria. Era preciso rezar para as almas saírem do purgatório antes disso", diz Berkenbrock.

A partir do século 15, o feriado se espalhou pelo mundo. Em alguns lugares, o costume foi fundido à cultura local. No México, por exemplo, todo ano é realizado o festival do Dia dos Mortos, que une a celebração católica a antigos rituais astecas.

Outras versões

No dia 2 novembro é celebrado o Dia de Finados ou Dia dos Mortos. A data, conhecida em vários lugares do mundo, se trata de um feriado religioso dedicado a homenagear os entes queridos que já se foram. No Brasil, o Dia de Finados faz parte da tradição católica onde as pessoas visitam as sepulturas de familiares, amigos e pessoas especiais que faleceram para rezar por eles, enfeitar os túmulos com flores e ascender velas por suas almas. Mas você sabe porque tudo isso ocorre no dia 2 de novembro?

De acordo com registros históricos, desde o século 2 os cristãos têm o costume de interceder por seus entes queridos, rezando pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação e visitando seus túmulos. Contudo, somente no século 13 ficou definido que o Dia de Finados seria celebrado no dia 2 de novembro por suceder o Dia de Todos os Santos (1). A partir daí a tradição se mantém viva até a atualidade.

Mas se engana quem pensa que somente a comunidade católica celebra o Dia de Finados. O povo celta, que também acreditava na vida após a morte, se reunia para homenagear os que já partiram no dia 1° de novembro. Em países orientais cujo budismo impera, a exemplo de Tailândia e Japão, ocorrem procissões e desfiles em homenagem aos que já partiram, além da preparação de oferendas com alimentos para que as almas sejam alimentadas. Por outro lado, as religiões cristãs protestantes não celebram o Dia de Finados, isso porque não acreditam na existência do purgatório e não têm o costume de orar pelos mortos.

 

SIGA-NOS NO Google News