Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: siaba porque atleta deve fortalecer a musculatura

Mundo Fitness

Sua Corrida - 19 de novembro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: siaba porque atleta deve fortalecer a musculatura

Não há nada mais desagradável para um corredor do que ficar impossibilitado de praticar sua atividade física favorita por causa de dores ou uma lesão. A regularidade é um dos principais o objetivos de um atleta e uma interrupção poderá afetar o condicionamento físico – e a parte psicológica, dependendo do grau de dedicação. Para evitar maiores problemas, a musculação é um aliado indispensável para quem busca melhores resultados e proteção para correr.

Devido aos impactos promovidos neste esporte, a musculação servirá para proteger as articulações e os ossos, evitando lesões. O músculo bem estimulado fará o papel de amortecer os choques, possibilitando uma excelente performance.

De acordo com o educador físico e sócio-proprietário da Personal Work, Cláudio Lafemina, as vantagens de uma musculatura fortificada são excepcionais e podem promover uma melhora significativa na potência do corredor. “A musculação melhora a economia na corrida, ou seja, o atleta vai precisar de um esforço menor para cumprir o percurso, aprimorando o desempenho de modo geral”, diz o especialista. Além disso, segundo o treinador, a musculação melhora a capacidade metabólica, já que promove a perda de gordura e o aumento da massa magra.

Fazer treinos de musculação de duas a três vezes por semana é o suficiente para ter uma musculatura exercitada. Nesta atividade, muitos educadores físicos focam no fortalecimento das regiões mais exigidas durante a corrida, como os músculos das coxas (anteriores e posteriores), panturrilhas, glúteos, músculos lombares, costas e abdominais. O professor também ressalta a importância do treino completo para deixar a estrutura corporal proporcionalmente preparada. “É importante também que se trabalhe o corpo de uma forma global para manutenção da massa muscular e equilíbrio entre membros superiores, inferiores e melhora da postura”, diz.

A qualidade do sistema respiratório de quem corre é excelente, mas a musculatura do corpo também precisa estar no mesmo nível para que os músculos e as articulações correspondam da mesma forma. Essa junção fará o corredor praticar este esporte corretamente e sem o surgimento de problemas futuros.

Lembre-se que é importante adaptar o corpo com um planejamento adequado para aliar corrida e musculação. Procurar um profissional que possa orientá-lo de maneira correta é garantia de excelentes resultados em provas.

SIGA-NOS NO Google News